Papai Noel radical chega de helicóptero em Cariacica
O Bom Velhinho fez a festa em Piranema com presentes e brincadeiras com touro mecânico, pula-pula e futebol de sabão
Touro mecânico, batalha de cotonetes, escorregador inflável com piscina, pula-pula, futebol de sabão, pipoca, algodão-doce, picolés, refrigerante e muita animação deram o tom da festa de Natal realizada em Piranema, Cariacica, na manhã de ontem.
O ponto alto do evento foi a chegada do Papai Noel de helicóptero, arrancando aplausos e sorrisos das centenas de crianças que participaram da celebração e receberam presentes.
Mais do que um momento de lazer, a comemoração representou a celebração de conquistas importantes para a comunidade, que passa por um processo de transformação social e urbana. É que Piranema é ponto de partida para um projeto que promete mudar a vida da comunidade: o Favela 3D.
Para o vice-governador Ricardo Ferraço, o momento simboliza confiança no presente e no futuro.
“É uma mensagem de muita fé e de muita confiança nesse futuro que estamos construindo juntos. Estamos mudando a vida das pessoas aqui em Piranema com trabalho, parceria e presença do poder público”, afirmou.
A ação é uma parceria entre o município, o governo do Estado, a ONG Gerando Falcões, a Rede Protagonista e empresas privadas como Vale, Simec e EDP.
A vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro, ressaltou a importância simbólica do evento para os moradores.
“Esse Natal solidário representa a renovação da esperança para a população. É uma comemoração das conquistas do bairro e um incentivo para que todos continuem acreditando nas mudanças que estão chegando”.
Gilmar Lima, líder da ONG Rede Protagonista, disse que esse é um dia para comemorar.
“Comemoramos hoje todos os avanços que já iniciamos aqui e os outros que ainda virão. É uma festa de Natal, mas também um marco de tudo o que está sendo construído junto com a comunidade”.
Projeto leva mais dignidade e autonomia aos bairros
A festa de Natal realizada em Piranema, Cariacica, faz parte de um projeto mais amplo de transformação social: o Favela 3D – Digna, Digital e Desenvolvida, que tem como objetivo promover dignidade, autonomia e desenvolvimento sustentável em territórios de vulnerabilidade social.
Segundo o vice-governador Ricardo Ferraço, o diferencial está na construção coletiva. “Esse é um projeto extraordinário, feito a muitas mãos. Ele não é imposto, é construído junto com a população, ouvindo famílias e lideranças comunitárias. O objetivo é mudar a vida das pessoas, ampliando horizontes e oportunidades”.
Líder da ONG Rede Protagonista, Gilmar Lima explica que o trabalho vai além da infraestrutura.
“A ideia é garantir que cada família tenha condições reais de caminhar com autonomia. A gente faz um plano individual, acompanha de perto, oferece qualificação e apoio ao empreendedorismo para que, ao final do ciclo, essas pessoas não dependam mais de ajuda externa e vivam com dignidade”.
Em Piranema, a iniciativa vai transformar a realidade de 1.126 famílias por meio de um conjunto de ações que envolvem infraestrutura, geração de renda, educação, saúde e inclusão social.
O mapa de soluções reúne intervenções integradas para garantir mais dignidade e qualidade de vida aos moradores, como regularização fundiária, drenagem e pavimentação, saneamento básico, iluminação pública, mobilidade urbana, revitalização de espaços, a reforma da Unidade Básica de Saúde do bairro vizinho, Operário, entre outras.
Uma das soluções já em funcionamento é o aplicativo Tem de Tudo, uma espécie de “iFood comunitário” que reúne empreendedores e prestadores de serviços do próprio bairro.
Por meio da plataforma, os moradores conseguem contratar serviços e comprar produtos de quem vive e trabalha em Piranema.
“É uma forma de fomentar o empreendedorismo, gerar renda e fortalecer o protagonismo comunitário, conectando quem empreende com quem quer consumir dentro do próprio território”, explica Gilmar Lima.
Cenas da Festa
Muita brincadeira
Luiz Gustavo Martins Ribeiro, de 11 ano, não parou um segundo. Eram tantos brinquedos. E ele queria ir em todos. A mãe Meiriane Martins, de 35 anos, autônoma, não saiu do lado do filho. Ela conta que eles vieram de outro bairro para aproveitar a festa e que amaram tudo.
“Viemos aproveitar o dia e nos divertir. Quis tirar ele um pouco da rotina. Somos de bairro Operário e hoje (ontem) decidimos vir aqui. Luiz Gustavo está se divertindo muito. Clima de festa, final de ano, chegada do Papai Noel, é sempre muito bom”.
Natal em família
Jéssica Klasner, de 34 anos, técnica de enfermagem, e o marido José Maria Ribeiro, de 30 anos, biomédico, levaram os filhos Maria Cecília, de 5 meses, José Felipe, de 1 ano, e Maria Clara, de 3 anos, para aproveitar a festa. Esse é o primeiro Natal de Maria Cecília.
“Viemos em família. Os brinquedos estão bem legais e estamos adorando a festa. As crianças estão aproveitando bastante. O Natal é sempre mágico, né? E temos que aproveitar em família”, disse Jéssica.
Gorrinho natalino
A avó e dona de casa Zilene Luciano Meireles, de 59 anos, levou o neto Ruan Guilherme Meireles dos Santos, de 6 anos, para acompanhar a chegada do Papai Noel
“Ele gosta muito do Natal. Combinamos de vir aqui ver a festa e ele lembrou do gorrinho, que estava lá no fundo do baú. Eu peguei e coloquei na cabeça dele, mas ele disse: 'Eu quero que você também coloque'. Então eu coloquei e viemos a caráter. Nós adoramos ver a chegada do Papai Noel de helicóptero”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários