Ordem dos Advogados do Brasil no ES: novas sedes e comitê para as eleições
OAB-ES planeja para 2026 criar núcleo de defesa da advocacia no período eleitoral e abrir sedes em Itapemirim, Guarapari e Pinheiros
O ano de 2026 será movimentado para a seccional do Espírito Santo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES). Entre os planos, estão a criação de um comitê voltado para as eleições e a construção de novas sedes municipais.
Conforme explica a presidente da OAB-ES, Erica Neves, a intenção é criar uma espécie de observatório para acompanhar o período eleitoral do ano que vem, visando atuar na defesa das prerrogativas dos advogados eleitorais.
“Temos uma parte da advocacia importante que atua nesse período e vamos criar um núcleo com esse foco. Já temos a comissão eleitoral, mas vamos expandir a atuação nesse período para receber denúncias, tanto de violação das prerrogativas, quanto de fake news”.
A presidente também destacou o trabalho para construir novas sedes de subseções.
Neste ano, por exemplo, as sedes de Vila Velha e Serra foram inauguradas, e a projeção é construir, em 2026, unidades em Itapemirim, Guarapari e Pinheiros.
“São municípios onde já há subseções da OAB-ES, com sedes boas, mas em espaços alugados. O objetivo é avançar neste ano e construir um espaço próprio, da OAB, para a categoria nesses municípios”.
Questionada sobre as mudanças recentes do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES), com a implementação de comarcas digitais e outras questões visando à modernização do Tribunal, a presidente da OAB elogiou o trabalho do ex-presidente do TJ-ES, Samuel Meira Júnior.
“Dialogamos bastante com o doutor Samuel, inclusive ajudamos a mudar alguns pontos do projeto idealizado por ele. A iniciativa do TJ é muito relevante e importante”.
Ela também destacou o diálogo aberto com a atual presidente do TJ-ES, Janete Vargas Simões.
“A doutora Janete conversou comigo assim que assumiu o cargo. Disse que precisava do apoio da Ordem para ter o olhar do advogado quanto a essas mudanças na Justiça estadual, porque em cada região há uma especificidade”.
Comunicação em casos de violência doméstica
A presidente da OAB-ES, Erica Neves, destacou que a Assembleia Legislativa aprovou recentemente um projeto que prevê que a Ordem deve ser comunicada por delegacias quando advogadas forem prestar queixas por terem sido vítimas de violência doméstica.
A proposta prevê que a comunicação também ocorra caso advogados sejam denunciados por violência doméstica.
“No primeiro caso, vamos prestar assistência. No segundo, vamos avaliar punição. Isso independe do sexo da vítima ou do agressor”, afirmou a presidente, que citou que, neste ano, 24 advogados foram afastados no Estado por infrações disciplinares.
Menos casos de golpe do falso advogado
Os casos do golpe do falso advogado no Estado apresentaram queda “drástica” no segundo semestre deste ano, após ações de conscientização da OAB-ES, relatou ontem a presidente da Ordem no Estado, Erica Neves.
Ela destacou que a atuação do governo do Estado, com direito a vídeo do governador Renato Casagrande sobre o tema, também foi relevante para reduzir os casos no Espírito Santo.
“Diminuiu muito. Em junho e julho estava um absurdo. Mas, com um trabalho organizado para informar a população, conseguimos diminuir drasticamente. Ainda não está resolvido 100%. Agora os bandidos estão até imitando a voz dos advogados no WhatsApp”, disse, em café da manhã da OAB com a imprensa.
Ela citou uma ação judicial contra as empresas de telefonia, cujo prazo para resposta por parte dessas empresas se encerra no dia 24 de janeiro. “Algum tempo atrás prenderam um grupo de criminosos no Ceará após uma atuação com participação nossa. Era um grupo que atuava no Brasil todo”, destacou.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários