Corpo de Bombeiros do ES celebra 113 anos com formatura e entrega de novas viaturas
Investimento de R$ 11,8 milhões reforça estrutura operacional da corporação
O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) completou 113 anos nesta quarta-feira (17). Para celebrar a data, a corporação realizou uma solenidade no Quartel do Comando-Geral, localizado na Enseada do Suá, em Vitória.
O evento foi marcado pela formatura do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) 2025, pela entrega do cinto vermelho aos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd), pela formatura da Brigada 21 e pela apresentação de novas viaturas da corporação. Também foram entregues as homenagens Prêmio Amigo do Bombeiro e Comenda Tenente Mário Francisco de Brito.
“Temos orgulho de, em uma data como a de hoje, contar com quase 100 alunos em preparação para se tornarem bombeiros, uma turma de sargentos se formando e novas viaturas sendo entregues. Isso é comprometimento com o povo do Espírito Santo”, destacou o comandante-geral do CBMES, coronel Alexandre Cerqueira.
Entregas e formaturas
Durante a solenidade, foram apresentadas as novas viaturas de combate a incêndio, adquiridas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), com recursos provenientes de convênio federal e do Fundo Estadual de Segurança Pública, totalizando R$ 11,8 milhões em investimentos.
Ao todo, foram entregues quatro viaturas do modelo Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) e três Auto Bomba Tanque Salvamento (ABTS).
Os veículos do modelo ABTS serão utilizados em ocorrências de combate a incêndios urbanos e florestais, acidentes automobilísticos, salvamentos terrestres e em altura, entre outros atendimentos.
Já as viaturas ABTF permitirão reduzir o tempo de resposta em incêndios florestais, ampliar a eficiência do combate ao fogo e garantir um serviço ainda mais qualificado à sociedade capixaba.
A programação incluiu ainda a formatura do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS) 2025, que capacitou cabos da corporação para atuarem como sargentos, exercendo funções de chefia de guarnição, vistorias técnicas em edificações e áreas de risco, além de auxiliar oficiais na supervisão do efetivo, instrução e administração das Organizações Bombeiro Militar.
Outro destaque foi a formatura da Brigada 21, projeto pioneiro do CBMES desenvolvido em parceria com instituições de apoio e assistência social, que capacita pessoas com Síndrome de Down para atuarem como brigadistas eventuais.
A turma de 2025 contou com 16 alunos, com idades entre 15 e 25 anos, atendidos pela Associação Cariacica Down.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários