Ex-presidente da Câmara de João Alfredo morre em confronto com policiais no Agreste
A Polícia Federal apontou José Joacir como um dos líderes de uma organização criminosa voltada ao tráfico transnacional de drogas
José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido como OIM, de 47 anos, morreu em um confronto com policiais do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI) na manhã de quinta-feira (18). Ele era alvo da Polícia Federal por investigação de envolvimento em tráfico internacional de drogas e estava foragido há mais de um ano.
O corpo estava previsto para ser liberado nesta sexta-feira (19), um dia após a morte, pelo Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
Histórico político
José Joacir teve dois mandatos como vereador de João Alfredo e chegou a presidir a Câmara Municipal. Na última eleição, tentou concorrer a um terceiro mandato, mas teve a candidatura indeferida pela Justiça.
O filho dele, Júlio César, de 23 anos, foi eleito vereador do município. A esposa, Vânia de Oim, concorreu à prefeitura na mesma eleição, mas não venceu.
Confronto e morte
Segundo a polícia, o BEPI foi até a casa do ex-presidente da Câmara em Vertentes, no Agreste, por volta das 5h da manhã, para cumprir mandados de prisão em aberto.
Os policiais relataram que foram recebidos a tiros e revidaram. José Joacir foi atingido, socorrido e levado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos.
A Polícia Federal apontou José Joacir como um dos líderes de uma organização criminosa voltada ao tráfico transnacional de drogas, com ramificações em estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Goiás e Santa Catarina, além de Pernambuco.
A investigação começou em 2022, após a apreensão de cerca de 400 kg de maconha e cocaína em um caminhão em Ponta Porã (MS), levando as autoridades a mapear a atuação do grupo criminoso.
A Operação Olho de Vidro, da PF, cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em vários estados, incluindo Pernambuco, e incluiu José Joacir entre os alvos por sua suposta participação no esquema.
Esta é a segunda morte da semana que envolve reação contra a vida de policiais na semana, portanto. A primeira ocorreu na terça-feira, quando um advogado reagiu com tiros a um mandado de busca e apreensão no bairro de Santo Amaro, no Recife.
Materiais apreendidos
Durante a operação, a polícia apreendeu uma pistola calibre .40, munições novas e usadas, um carregador e três celulares. Todo o material foi levado para a delegacia de Vertentes.
Reações oficiais
A Prefeitura de João Alfredo e a Câmara de Vereadores divulgaram notas de pesar, manifestando solidariedade à família. José Joacir deixa três filhos, incluindo o vereador Júlio César.
"É com grande pesar que a prefeitura de João Alfredo recebe a notícia do falecimento do Ex Vereador e Ex Presidente da Câmara Municipal, José Joacir Cristóvão da Silva, conhecido por Oim.
Neste momento de luto expressamos solidariedade ao Vereador Júlio César, aos seus familiares e amigos
Que Deus o receba na morada eterna em paz e conforte os que aqui sentem sua partida", diz nota da Prefeitura de João Alfredo.
Comentários