Denúncias anônimas agora podem ser feitas via WhatsApp no ES; saiba como funciona
Durante todo o processo, o anonimato é garantido através de um sistema de criptografia
O sistema de Disque Denúncia do Espírito Santo acaba de ganhar um novo canal. Agora, além do telefone 181 e do site oficial, as denúncias também podem ser feitas pelo aplicativo de mensagens WhatsApp — sem deixar o anonimato total de lado. O telefone para a realização das denúncias pelo novo canal é 27 99253-8181.
A novidade foi apresentada pela Polícia Civil em uma coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (18). De acordo com a corporação, para realizar uma denúncia no aplicativo, não é preciso se identificar e nenhum dado do aparelho e do solicitante ficarão salvos no sistema. O atendimento será realizado via inteligência artificial.
"A gente não abre mão do anonimato e só fizemos quando tivemos garantia absoluta que a gente conseguisse também dotar esse canal do WhatsApp com os mesmos recursos de criptografia e segurança digital usados nos outros canais", explicou o gerente do Disque Denúncia 181, Paulo Expedicto Amaral.
Leonardo Damasceno, secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Estado, destacou que as denúncias feitas nos diferentes canais serão analisadas da mesma forma e enviadas para as autoridades competentes. "As pessoas, os mais jovens principalmente, utilizam muito o WhatsApp e é importante o Disque Denúncia também estar lá. [...] É um número destinado às denúncias anônimas feitas aqui no Espírito Santo. Então quem fizer as denúncias pelo site, pelo aplicativo ou pelo 181, será a mesma coisa", explicou.
Entenda como funciona
Para realizar uma denúncia pelo WhatsApp, é preciso enviar uma mensagem inicial qualquer para o telefone 27 99253-8181, como um 'oi' ou até mesmo apenas um ponto. Automaticamente, a inteligência artificial do sistema, apelidada de Duda, iniciará o atendimento.
Por meio de uma mensagem padrão, o sistema irá oferecer diferentes opções para o prosseguimento da denúncia. A partir daí, basta seguir os comandos até a finalização do protocolo. De acordo com a Polícia Civil, cada tipo de incidente possui um roteiro próprio e materiais como áudios e vídeos poderão ser anexados.
Durante todo o processo, o anonimato é garantido através de um sistema de criptografia.
Veja o passo a passo:
1. Mande uma mensagem inicial para o número 27 99253-818
2. Siga o roteiro e faça sua denúncia
3. O disque-denúncia vai receber sua mensagem e manter seu anonimato
4. A denúncia é entregue para a unidade competente para apuração do fato
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários