'O Agente Secreto' e outros brasileiros são pré-indicados ao Oscar 2026
"Apocalipse nos Trópicos", "Sonhos de Trem" e "Amarela" também foram pré-indicados à premiação
O Brasil largou bem na corrida pelo Oscar 2026. O país aparece na disputa por uma vaga em cinco categorias do Oscar, de acordo com a lista de pré-selecionados divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta terça-feira (16).
"O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho, está entre os finalistas que disputam uma das indicações ao Oscar de melhor filme internacional e de direção de elenco -categoria nova na premiação americana, dedicada a celebrar os profissionais responsáveis por selecionar os atores e atrizes dos filmes.
O principal concorrente do filme brasileiro é "Foi Apenas um Acidente", do iraniano Jafar Panahi, favorito na disputa pela estatueta de filme estrangeiro.
Já "Apocalipse nos Trópicos", longa de Petra Costa sobre a influência de evangélicos na política brasileira, foi selecionado para disputar uma indicação na corrida de melhor documentário ao lado de "Yanuni", de Richard Ladkani, sobre a líder indígena brasileira Juma Xipaia, que resiste contra desmatamento e garimpo ilegal na Amazônia.
"Sonhos de Trem", de Clint Bentley, tenta uma vaga de melhor fotografia. Apesar de o filme ser americano, o brasileiro Adolpho Veloso assina a direção de fotografia do longa.
"Amarela", de André Hayato Saito, está entre os finalistas que disputam uma vaga na corrida pela estatueta de curta-metragem.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários