Janeiro de Grandes Espetáculos anuncia programação com mais de cem montagens
Entre as novidades desta 32a. edição está a inclusão do cinema na programação
Uma das mais tradicionais e duradouras maratonas cênicas do país, o Janeiro de Grandes Espetáculos está de volta para sua 32ª edição, prometendo movimentar os palcos, espaços públicos e culturais do Recife e de outras cidades pernambucanas. Realizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (Apacepe), o festival acontece entre os dias 7 de janeiro e 4 de fevereiro de 2026 e traz mais de cem obras de teatro, dança, circo e música.
A grande novidade deste ano é a incorporação do cinema como linguagem fixa na curadoria, inaugurando uma nova tradição no evento. A estreia será no Cinema São Luiz, com a exibição de quatro curtas-metragens.
Homenagem a Chico Science e abertura inédita
Com o tema “Da Lama ao Palco”, o festival presta homenagem a Chico Science, um dos idealizadores do movimento Manguebeat, que celebraria 60 anos em 2026. A cerimônia de abertura, no dia 7 de janeiro no Teatro de Santa Isabel, será inédita: pela primeira vez, o festival celebrará a moda pernambucana com um desfile de 20 figurinos inspirados na estética Mangue. A coleção “Anamauê - Ecoando a Revolução”, do estilista Mendx, será apresentada por um elenco especial, incluindo a cantora e atriz Louise, filha de Chico Science.
Grade com sotaque pernambucano e alcance internacional
O festival se consolida como vitrine para a produção local, com 95% das montagens pernambucanas. No entanto, a grade também recebe espetáculos de Brasília, Rio de Janeiro, Maceió e São Paulo, além de obras internacionais da Argentina, Portugal e Eslováquia.
O produtor-geral do festival, Paulo de Castro, ressalta a importância do tema: “Trata-se de uma das maiores revoluções culturais que o Recife já empreendeu. O Manguebeat mudou a relação do Recife com ele mesmo e com o mundo, desde o passado até o futuro. Nunca mais fomos os mesmos”.
Destaques da programação
Teatro: Com mais de 60 peças, o teatro é o destaque. O público poderá conferir a estreia de “Auto da Compadecida - Uma Farsa Modernesca”, revisitando a obra de Ariano Suassuna com uma fusão entre cultura popular nordestina e teatro contemporâneo. Clássicos como “Um Sábado em 30” e peças infantis como “O Pequeno Príncipe” também estão na grade.
Música: A programação musical de quase 20 shows inclui o show de Moreno Veloso e Igor de Carvalho com participações de Lula Queiroga e Buhr, além do tributo “Elas Cantam Elba” com Lucy Alves, Liv Morais, Cristina Amaral e Natasha Falcão. A ópera marca presença com o espetáculo “Anastácia”.
Dança e Circo: Juntas, as linguagens somam cerca de 20 espetáculos. No circo, haverá o tradicional “Eu, Você e o Circo Alakazan” e o Festival de Palhaçaria, que inclui o diálogo "Forum Narizes e Fronteiras" com artistas do Brasil e de Portugal.
Locais e ingressos
O festival ocupará dez palcos no Recife, incluindo os tradicionais Teatros de Santa Isabel e do Parque, além da Casa de Alzira e a praça do Campo Santo. Além da capital, as cidades de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Goiana e Limoeiro também receberão a programação.
Os ingressos variam de R$ 10 a R$ 140 e estão à venda na plataforma Sympla. Haverá também espetáculos gratuitos com acesso mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível.
Reconhecimento e fomento
O JGE terá momentos de reverência, homenageando nomes como Maestro Duda (Música), José Mário Austragésilo e Severino Florêncio (Teatro), Mestra Nice (Dança), Rose Mary Martins (Ópera) e a Escola Pernambucana de Circo.
O evento culmina no Prêmio JGE Copergás, que distribuirá 30 troféus em seis categorias, no dia 4 de fevereiro, no Teatro do Parque.
SERVIÇO
32º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
Período: 7 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026
Programação completa e informações: www.festivaljge.com.br
Venda de Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge
Comentários