Prêmio para professores e escolas que usam inovação
Iniciativa visa estimular os educadores da rede pública que usam a inovação para melhorar a realidade de suas comunidades escolares
Profissionais de escolas públicas que apostam em iniciativas inovadoras para transformar o ensino estão no centro da primeira edição do Prêmio Conhecer Steam.
Realizada pela Rede Tribuna em parceria com a ArcelorMittal, a premiação tem 71 projetos finalistas de profissionais de escolas da rede pública municipal, estadual e federal. Os vencedores serão conhecidos no dia 19 deste mês.
A iniciativa tem o objetivo de estimular a aplicação da abordagem Steam – que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – como norte para desenvolver soluções reais para desafios de comunidades escolares.
Com o tema “Construir a Minha Comunidade”, o prêmio busca fortalecer a formação integral de crianças e jovens e consolidar o Espírito Santo como referência nacional no ecossistema da Liga Steam.
Os três melhores projetos receberão troféus e apoio financeiro para ampliar suas ações pedagógicas, com premiações no valor de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil para os 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente.
A doutora em Educação e diretora do Instituto Reúna, Katia Stocco Smole, afirmou que a metodologia Steam propõe uma integração curricular voltada ao desenvolvimento integral dos alunos. “Eles trabalham com resolução de problemas, desenvolvimento de projetos, capacidades argumentativas, de investigação e de gestão do conhecimento”.
Apesar de estar ligado às tecnologias, ela explicou que vai além. “Os projetos integram capacidades intelectuais com habilidades artísticas e criativas, permitindo que os estudantes utilizem conhecimentos de diferentes áreas dentro de um mesmo projeto. É uma metodologia ‘mão na massa’”.
O gerente-geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal, Bernardo Enne, salientou que a empresa investe em projetos de capacitação voltados para a abordagem Steam, preparando educadores para estimular criatividade, pensamento crítico e soluções inovadoras.
“Apoiar iniciativas como o Prêmio Conhecer Steam reforça nosso compromisso com uma educação conectada às demandas de um mundo cada vez mais tecnológico”.
Fique por dentro
Prêmio Conhecer
Steam 2025
Em sua 1ª edição, o prêmio tem o objetivo de promover e valorizar a educação por meio da abordagem Steam – que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – em escolas públicas do Espírito Santo.
Em uma parceria da Rede Tribuna com a ArcelorMittal, o tema deste ano é “Construir a Minha Comunidade”, voltado para que professores apresentem projetos pedagógicos que estimulem nos estudantes o pensamento crítico, a criatividade e a responsabilidade em relação ao entorno em que vivem.
Seleção
Para garantir diversidade de perspectivas no processo de seleção, uma banca avaliadora foi formada por nove profissionais da área da educação, além de representantes da ArcelorMittal, da Secretaria Estadual de Educação e da Rede Tribuna.
Dos mais de 100 projetos inscritos, 71 foram selecionados como finalistas e passam por análise.
Divulgação
No dia 19 de dezembro serão conhecidos os projetos vencedores durante uma cerimônia especial que será exibida pelos veículos da Rede Tribuna.
Premiação
Os três melhores projetos receberão um incentivo em forma de premiação:
1º lugar – R$ 5 mil
2º lugar – R$ 3 mil
3º lugar – R$ 2 mil
Os valores serão entregues ao responsável pelo projeto, que poderá dividir o recurso com demais integrantes da equipe pedagógica.
Você sabe o que é a Metodologia Steam?
O nome do método vem de uma sigla em inglês: STEAM significa Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics, ou seja, Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
A metodologia tem como foco a resolução de problemas reais. Ela busca despertar a curiosidade e estimular o aprendizado ativo. Para isso, os estudantes são incentivados a pensar, explorar e construir suas próprias soluções. Tudo isso unindo diferentes áreas do conhecimento em projetos práticos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários