Brasileirão Série A: seis times na briga para fugir do rebaixamento
Seis times chegaram à última rodada do campeonato com risco de serem rebaixados para a Série B. Duas “vagas” ainda estão em aberto
Com a confirmação do título do Flamengo na 37 rodada, as atenções do Campeonato Brasileiro se voltam ao lado oposto da tabela: a zona de rebaixamento.
Com duas “vagas” ainda indefinidas, seis times ainda têm chances matemáticas de fazer companhia a Sport/PE e Juventude na Série B do ano que vem: Atlético/MG, Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória/BA e Internacional.
A situação do Galo é, em teoria, a mais tranquila dos seis: basta não perder para o Vasco na Arena MRV que a equipe mineira estará livre do rebaixamento, e ainda garantirá uma vaga na Copa-Sul-Americana.
Porém, a equipe carioca também está na disputa por uma vaga no torneio continental, o que pode significar um jogo duro e dramático para os mineiros. Em caso de derrota, o Galo terá de torcer para que seus adversários diretos na tabela também tropecem.
Já o Santos também é um dos com cenário teoricamente mais favorável: após a vitória por 3x0 contra o Juventude, a equipe está com apenas 2% de chance de ser rebaixada.
Uma vitória do Peixe contra o Cruzeiro na Vila Belmiro garante a equipe paulista na primeira divisão em 2026, e mesmo um empate deixaria o time de Neymar em situação tranquila, por conta do saldo de gols em relação ao Vitória/BA, primeira equipe dentro do Z-4.
Mas a história mostra que a porcentagem baixa de rebaixamento não é garantia: o próprio Santos, em 2023, chegou à última rodada com 6,2% de chance de ser rebaixado – e foi – , enquanto o Bahia tinha 68,9% de chances – e escapou.
As situações mais delicadas para domingo são de Vitória/BA e Internacional. Únicos com apenas 10 vitórias na competição, os dois times são também os com o pior saldo dentre as equipes que ainda lutam contra a queda. Portanto, precisarão não só vencer seus respectivos jogos – contra São Paulo e Bragantino, respectivamente –, mas também torcer por tropeços das outras equipes.
Por fim, os torcedores de Ceará e Fortaleza podem terminar o ano abraçados – para o bem ou para o mal – ou festejando o rebaixamento de seu respectivo maior rival. Ambos só precisam vencer para fugir da degola, mas enfrentam adversários do G-7: o vice-campeão Palmeiras, no caso do Ceará, e o sétimo colocado Botafogo.
Confira os cenários de cada time
Atlético/MG - 13º lugar
Risco de queda: 0.0428%
45 pontos; 11 vitórias; -6 SG
O Galo escapa do rebaixamento se vencer ou empatar com o Vasco.
Caso perca, terá de torcer para um tropeço de Santos, Ceará, Fortaleza ou Vitória. E mesmo se o Vitória ganhar, a equipe baiana terá de tirar uma diferença de 12 gols de saldo para ultrapassar o time mineiro.
Santos - 14º lugar
Risco de queda: 2%
44 pontos; 11 vitórias; -8 SG
O Peixe escapa se vencer o Cruzeiro.
Caso o Santos empate, terá de torcer para o Vitória não vencer o São Paulo por 11 gols de diferença e que Ceará ou Fortaleza não vençam seus jogos.
Caso o Santos perca, precisará torcer para o Ceará perder; o Fortaleza não vencer; o Vitória não vencer; e o Internacional não vencer e retirar uma diferença de sete gols.
Ceará - 15º lugar
Risco de queda: 20,3%
43 pontos; 11 vitórias; -4 SG
O Vozão escapa se vencer o Palmeiras. Caso empate, precisa que pelo menos dois entre Fortaleza, internacional e Vitória não vençam seus jogos.
Se perder, precisará de uma derrota do Fortaleza e um tropeço de Vitória ou Internacional. Neste cenário, o Vozão também se salva desde que Vitória e Internacional não vençam seus jogos.
Fortaleza - 16º lugar
Risco de queda: 35%
43 pontos; 11 vitórias; -13 SG
O Fortaleza precisa bater o Botafogo para confirmar a permanência.
Se empatar, a equipe terá que torcer para que Internacional e Vitória não vençam seus jogos. Neste cenário, o Inter ainda precisará tirar dois gols de saldo.
Se perder, o Leão só não será rebaixado se Vitória e Internacional não vencerem suas partidas.
Vitória/BA - 17º lugar
Risco de queda: 65%
42 pontos; 10 vitórias; -18 SG
O Vitória precisa necessariamente vencer o São Paulo para ter chances de fugir do rebaixamento. Além disso, a equipe ainda teria que torcer por um tropeço de Ceará e Fortaleza ou uma derrota do Santos.
Internacional - 18º lugar
Risco de queda: 77,6%
41 pontos; 10 vitórias; -15 SG
O Internacional precisa vencer o RB Bragantino para ter chances de fugir do descenso. Além disso, o Colorado terá que torcer por derrotas de Ceará ou Fortaleza, além de um tropeço do Vitória.
SG: Saldo de gols
Fonte: Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Garantidos na segundona de 2026: Sport e Juventude
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários