Obras do Arco Metropolitano começam este mês após primeiras desapropriações
A governadora Raquel Lyra confirmou que assinará, no próximo dia 12 de dezembro, a ordem de serviço para o início das obras na BR-232
A Procuradoria-Geral do Estado de Pernambuco (PGE-PE) formalizou as primeiras desapropriações amigáveis destinadas à implantação do Arco Metropolitano, obra considerada decisiva para reorganizar o tráfego na Região Metropolitana do Recife. A assinatura dos documento, realizada no último dia 2, representa um avanço concreto em um projeto que, embora essencial, vinha enfrentando sucessivos obstáculos administrativos e jurídicos ao longo dos últimos anos.
Representantes da PGE-PE se reuniram com os proprietários dos imóveis para consolidar as primeiras escrituras. Segundo o órgão, o conjunto inicial de acordos inaugurou uma fase operacional que há muito era aguardada para destravar o cronograma do empreendimento. A procuradora-geral do Estado, Bianca Teixeira, conduziu o processo de formalização das assinaturas.
Negociações iniciam ciclo de desapropriações
O trabalho de campo para viabilizar as desapropriações será ampliado nas próximas semanas, de acordo com a equipe responsável pela fase contenciosa. “Conduziremos ainda diversas desapropriações, agora tivemos os pioneiros, assinando as primeiras escrituras após chegarmos a um bom termo na negociação. Seguimos contando com a colaboração de todos para as próximas etapas”, destacou o procurador-chefe do Contencioso, Felipe Vilar.
A reunião que marcou o andamento das primeiras tratativas contou com representantes do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE) e de setores estratégicos da PGE-PE, entre eles a procuradora-geral adjunta, Renata Brayner, e o secretário-geral da instituição, Renato Maia.
Expectativa por um projeto anunciado há anos
O Arco Metropolitano é discutido publicamente desde a década passada, quando foi apresentado como alternativa para reduzir a sobrecarga estrutural da BR-101, já saturada pelo volume de tráfego urbano e de cargas. A proposta original previa um corredor viário capaz de criar uma rota de passagem para veículos pesados, desafogando regiões densamente habitadas e ampliando o acesso ao Complexo Industrial Portuário de Suape.
Ainda que essencial, o projeto acumulou entraves. Divergências sobre traçados, atrasos na liberação ambiental, revisões de estimativas orçamentárias e dificuldades nas desapropriações fizeram com que a iniciativa avançasse lentamente. A assinatura das primeiras escrituras, portanto, simboliza a superação de um dos principais gargalos — a regularização fundiária — e alimenta a expectativa de que o cronograma finalmente entre em ritmo constante.
Ordem de serviço marca nova fase a partir do dia 12
A governadora Raquel Lyra confirmou que assinará, no próximo dia 12 de dezembro, a ordem de serviço para o início das obras do Segmento 2 do Lote 2 do Arco Viário Metropolitano (AVM). O trecho, com 25,32 quilômetros, conectará o entroncamento da BR-232, em Moreno, ao encontro com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. Trata-se de uma das intervenções viárias mais relevantes das últimas décadas no estado.
O investimento, estimado em R$ 632 milhões e vinculado ao programa PE na Estrada, coloca o Arco Metropolitano como uma das obras prioritárias da gestão estadual. A proposta é reconfigurar a mobilidade da Região Metropolitana do Recife, reduzir a pressão sobre eixos congestionados e adequar a infraestrutura local para atender ao crescimento logístico e industrial da área.
“Vamos autorizar o início das obras do Arco Metropolitano no dia 12 de dezembro, e as máquinas já começam a trabalhar. Essa é uma notícia aguardada há muitos anos pelo povo pernambucano. Essa obra vai gerar emprego e renda, fortalecer nossa infraestrutura e melhorar a mobilidade de toda a Região Metropolitana. È mais uma entrega do PE na Estrada que transformará a vida de milhares de pessoas, facilitando o escoamento de produtos, reduzindo congestionamentos e garantindo mais segurança para motoristas e pedestres. É um legado tão importante quanto foi, no passado, a duplicação da BR-232 entre Recife e São Caetano”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Impacto regional e conexão logística
O Arco Metropolitano também reorganizará fluxos envolvendo municípios como Itapissuma, Igarassu, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno e o entorno do Cabo de Santo Agostinho. A intenção é reduzir o tráfego de passagem que hoje se concentra nas áreas urbanas mais densas, aumentando a eficiência dos deslocamentos e diminuindo gargalos históricos do sistema viário.
Para o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, a implantação do corredor viário representa um divisor de águas para a infraestrutura estadual. “Essa é uma das obras mais aguardadas da Região Metropolitana e terá impacto em todo o Estado. Vai transformar a logística da nossa economia, reduzir gargalos históricos e marcar um novo capítulo da infraestrutura de Pernambuco”, afirmou.
Intervenções previstas no projeto
A execução do Arco Metropolitano envolve uma série de intervenções estruturais, entre serviços de terraplenagem, drenagem profunda e superficial, pavimentação rígida e flexível, iluminação viária, sinalização, dispositivos de segurança, adequações ambientais e melhorias relacionadas ao transporte público.
Entre os equipamentos previstos estão o viaduto na interseção com a BR-232, uma ponte sobre o Rio Jaboatão, o viaduto de acesso a Moreno, a passarela no Distrito Industrial e um viaduto em formato de ferradura na junção com a BR-101, no Cabo de Santo Agostinho.
Com a conclusão das primeiras etapas de desapropriação e a confirmação da ordem de serviço, o governo estadual estima que o projeto comece a ganhar visibilidade prática ainda neste ano. A expectativa é de que o Arco Metropolitano inaugure um novo ciclo de expansão da infraestrutura rodoviária de Pernambuco e prepare o estado para demandas crescentes da cadeia produtiva regional.
Veja o resumo das primeiras intervenções previstas
• terraplenagem e drenagem profunda e superficial
• pavimentação rígida e flexível
• iluminação e sinalização em toda a via
• implantação de dispositivos de segurança viária
• adequações ambientais e pontos de parada
• construção de obras especiais:
– viaduto na BR-232
– ponte sobre o Rio Jaboatão
– viaduto de acesso a Moreno
– passarela no Distrito Industrial
– viaduto em formato de ferradura na ligação com a BR-101
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