"A Cara de Vitória": projeto transforma a capital em galeria de arte a céu aberto
Oito murais em escolas e praças homenageiam personalidades locais e ídolos capixabas
Um novo projeto da Prefeitura de Vitória promete transformar espaços de circulação cotidiana em grandes painéis que celebram a alma plural da cidade. Assim nasce a ação “A Cara de Vitória”.
Desde o início de novembro, e até o fim deste ano, oito intervenções artístico-urbanas — em grafite e pintura mural — estão sendo produzidas em escolas, praças e equipamentos culturais, criando verdadeiras telas de arte a céu aberto.
O projeto celebra, lado a lado, personalidades locais, por meio de rostos que fazem parte do cotidiano dos bairros, ao mesmo tempo em que homenageia capixabas de projeção estadual, nacional e internacional nas artes e nos esportes.
Ao todo, 16 rostos se encontram nessas “paredes vivas”, formando uma ponte afetiva entre quem constrói a cidade por dentro e quem a representa para o mundo.
Os artistas foram selecionados por meio de um Edital de Chamamento Público do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura), com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal.
As personalidades de destaque foram indicadas pela equipe da Semc, após pesquisa e estudos: quatro da área das artes (música) e quatro do esporte. Já os homenageados locais foram definidos pelos próprios artistas, após processo de imersão nos territórios e conversas com as comunidades.
Cada criador ficou responsável por desenvolver a concepção da obra, pesquisar referências visuais e conceituais, planejar a composição e analisar o local da intervenção, definindo os tratamentos técnicos necessários.
De acordo com o edital, cada painel deve ser entregue até 30 de dezembro, com metragem mínima de 500 m².
Homenageados e intervenções
Adalberto Matos e Roberto Menescal — Comdusa
Na EMEF José Lemos de Miranda, o artista Handerson Chic homenageia Adalberto Matos, um dos fundadores do bairro, ao lado do músico capixaba Roberto Menescal, pioneiro da bossa nova, reconhecido mundialmente.
Fernando Martins Ribeiro e Buru — Bento Ferreira
No muro do clube Álvares Cabral, Nico Duarte retrata Fernando Martins Ribeiro, guia turístico e profundo conhecedor do Morro de Jesus de Nazareth, ao lado do ex-jogador de futebol de areia Buru, eleito pela FIFA o melhor do mundo em 2007.
Kleber Simpatia e Edson “Papo Furado” — Centro
Sambista Edson “Papo Furado”, um dos fundadores da Escola de Samba Unidos da Piedade é homenageado
Na FAMES, o artista Starley Bonfim une o carisma de Kleber Simpatia, puxador de samba e figura tradicional do bairro, à trajetória de Edson “Papo Furado”, fundador da Unidos da Piedade, que será homenageado no Sambão do Povo em 2026.
D. Maria da Paixão e Esquiva Falcão — Gurigica
O coletivo Cores que Acolhem espalha intervenções em três pontos do bairro, destacando a força da parteira e liderança comunitária D. Maria da Paixão, ao lado do pugilista Esquiva Falcão, medalhista olímpico e primeiro brasileiro a conquistar prata no boxe.
As obras podem ser vistas na Praça Judith Coutinho e nos muros da EMEF Admardo Serafim de Oliveira e do CMEI Carlos Alberto Martinelli de Souza.
Sr. Antônio “dos Pães” e Anderson Varejão — Bento Ferreira
Na EMEF Aristóbulo Barbosa Leão, o artista Alex Fagundes homenageia o histórico morador do Jaburu, conhecido por sua generosidade, ao lado do ícone do basquete Anderson Varejão, ex-NBA e orgulho capixaba.
Dona Oneide e Maurício de Oliveira — São José
Na EMEF Maria José Costa Moraes, Luiz Fillipe Siqueira celebra Dona Oneide, fundadora da escola e figura marcante da comunidade, junto ao violonista Maurício de Oliveira, um dos maiores nomes da música popular capixaba.
Seu Armando e Nara Leão — Bento Ferreira
Também no Álvares Cabral, Luiz Fillipe Siqueira retrata Armando Dietze, um dos primeiros moradores de Jesus de Nazareth, ao lado da cantora Nara Leão, voz emblemática da música brasileira.
Luis Carlos Marinho e Geovani Silva — Itararé
No Clube do Caxias, Thiago Roel homenageia Luis Carlos Marinho, ex-jogador e referência comunitária, ao lado de Geovani Silva, o “Pequeno Príncipe”, craque revelado no ES e medalha de prata nas Olimpíadas de Seul.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários