Sítio Histórico São José do Queimado é tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro
Este é o primeiro tombamento nacional no Espírito Santo desde 1970
O Sítio Histórico São José do Queimado, na Serra, recebeu, no último dia 26, o título de Patrimônio Cultural Brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com a aprovação, o Sítio, que abriga a histórica Igreja de São José do Queimado, será inscrito nos Livros do Tombo Histórico e Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Este é o primeiro tombamento nacional no Espírito Santo desde 1970.
As ruínas da Igreja de São José do Queimado guardam a história de cerca de 300 homens e mulheres escravizados, que em 1849 trabalharam incansavelmente para construir a igreja, movidos pela promessa de que lhes seria concedida a alforria. Quando perceberam que a liberdade não seria concedida, insurgiram-se em uma revolta: queimaram a igreja no dia de sua inauguração.
Leia também: Revolta e resistência na Insurreição de Queimado
Tombamento
A justificativa do tombamento baseou-se em três pilares: relevância histórica e arqueológica do sítio; a importância de visibilidade nacional da Revolta do Queimado como episódio fundamental da resistência negra no país; e a necessidade de articulação entre políticas públicas, especialmente aquelas voltadas à promoção da igualdade racial.
A área tombada abrange as ruínas da igreja, o cemitério local a paisagem composta por árvores de médio e grande porte no entorno.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito da Serra, Weverson Meireles, comemorou o marco e destacou a visibilidade que o local ganha com o título. "Essa conquista é um marco de orgulho para a Serra e para todos que valorizam nossa identidade e memória", escreveu.
"Esse tombamento é mais do que um título, é a garantia de que essa história será preservada, valorizada e contada às próximas gerações com o respeito que ela merece", frizou.
O Sítio Histórico de Queimados é aberto a visitas guiadas. Para isso, os interessados devem fazer o agendamento no site https://serra.colab.re/, da prefeitura de Serra (ES). O serviço é oferecido para grupos escolares, instituições e público geral, com até 40 pessoas por grupo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários