Operação da PF desarticula quadrilha que fraudava o BPC. Saiba detalhes:
O prejuízo estimado para o Sistema de Seguridade Social, segundo a PF, ultrapassa R$ 1 milhão
A Polícia Federal (PF), em colaboração com o Ministério do Trabalho, deflagrou na última quarta-feira (26) a Operação "Avohai" e desarticulou uma quadrilha interestadual que fraudava benefícios da Assistência Social.
O prejuízo estimado para o Sistema de Seguridade Social, segundo a PF, ultrapassa R$ 1 milhão. As investigações tiveram início em dezembro de 2022, na Receita Federal do Recife, após duas pessoas tentarem regularizar inscrições falsas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
O esquema criminoso descoberto consistia na fabricação de documentos falsos em nome de pessoas fictícias. O objetivo era burlar a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) para obter, de forma indevida, recursos do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a idosos e deficientes de baixa renda.
A PF divulgou que a operação cumpriu oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco. As diligências ocorreram nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Minas Gerais, Acre e São Paulo.
O objetivo da ação foi de coletar provas, interromper atuação do grupo e identificar outros possíveis indivíduos envolvidos no esquema criminoso.
Comentários