Começam as obras do Expresso GV, que vai ligar Cariacica e Vila Velha
O corredor terá 7 km e será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg
As obras para o Expresso GV, maior aporte em mobilidade urbana já realizado na Região Metropolitana da Grande Vitória, foram iniciadas nesta quinta-feira (27). A obra vai interligar os municípios de Vila Velha e Cariacica por meio de um corredor exclusivo de ônibus e uma ciclovia integrada.
O corredor terá 7 km e será construído no canteiro central da Avenida Carlos Lindenberg, que também passará por uma requalificação urbana e viária. A infraestrutura será construída em concreto e contará com 12 plataformas exclusivas para o embarque e desembarque dos passageiros, todas com videomonitoramento, painéis de informação em tempo real e acessibilidade.
Serão construídos ainda dois novos viadutos, um de saída e um de acesso à Segunda Ponte, com ligação direta a Cariacica. A obra conta com apoio das prefeituras de Vila Velha e Cariacica e tem prazo de execução de 24 meses.
Segundo o governo do Estado, o corredor metropolitano vai reorganizar toda a dinâmica viária da região e reduzir significativamente o tempo de deslocamento, além de aumentar a previsibilidade das viagens de ônibus.
“Mais uma obra de mobilidade para a Região Metropolitana que vai transformar a vida de quem precisa se locomover pela Avenida Carlos Lindenberg. Serão sete quilômetros de faixa exclusiva para ônibus, com ciclovia no meio da pista para não prejudicar o comércio, além de seis estações de ônibus com 12 plataformas e viadutos que irão ligar à Segunda Ponte para facilitar o acesso de quem vem e para quem vai para o Terminal de Jardim América, em Cariacica. Um investimento de quase R$ 300 milhões que vai ajudar a integrar o transporte público e dar mais fluidez ao trânsito”, afirmou o governador Renato Casagrande.
Mudanças no Trânsito
Com o início das obras, haverá mudanças no tráfego da Avenida Carlos Lindenberg. A partir da tarde desta quinta-feira (27), começa a interdição de aproximadamente 1 quilômetro, entre a Rua Felicidade Siqueira e a ponte sobre o Rio Aribiri, antes do viaduto, no sentido Centro de Vila Velha. Nesse trecho, permanecerá apenas uma faixa liberada para o tráfego. No sentido contrário, em direção a Vitória, duas faixas seguirão disponíveis para circulação.
Entre as rotas alternativas para quem segue no sentido Centro de Vila Velha estão:
— Rodovia Leste-Oeste, que se conecta à Rodovia Darly Santos e permite acessar a região com maior fluidez durante a intervenção;
— Cinco Pontes, com acesso ao bairro São Torquato. A partir desse ponto, o motorista pode seguir pela Avenida Jerônimo Monteiro para entrar na Estrada de Capuaba ou acessar os bairros que margeiam a Avenida Carlos Lindenberg até chegar ao bairro Glória.
“Sabemos que obras deste porte causam impactos temporários, mas estamos falando de uma transformação estrutural. O Expresso GV adota o padrão BRT, modelo reconhecido internacionalmente pela eficiência, velocidade e capacidade de atender quem mais precisa. Por isso, pedimos a compreensão de todos neste período inicial. É importante reduzir a velocidade, redobrar a atenção e, sempre que possível, utilizar rotas alternativas. É uma mudança que reorganiza o trânsito e coloca o ônibus no lugar de prioridade que ele merece”, enfatizou o secretário Fábio Damasceno.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários