Fórmulas de bem-estar: procura por suplementos cresce nas farmácias
Vitaminas lideram a busca em farmácias de manipulação, que registraram aumento de até 25% nas vendas em comparação a 2024
Cuidados com a saúde são uma preocupação crescente, e prova disso é o aumento na procura por suplementos e vitaminas no Espírito Santo. Para se ter uma ideia, a busca por esse tipo de produto nas farmácias de manipulação este ano cresceu cerca de 25% em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Todo mundo está querendo suplementos, de adolescentes até idosos. Depois da pandemia, as pessoas estão mais preocupadas com prevenção à saúde. Além disso, prezam mais pela beleza, bem-estar e melhor desempenho físico”, disse a farmacêutica Mariana Piassaroli.
A suplementação pode ser feita por cápsulas, gomas, refrescos e shakes que contêm vitaminas, aminoácidos e inúmeros outros ativos para o organismo.
“Os campeões de vendas são o colágeno, muito procurado por mulheres para cuidados com cabelos, unhas e pele, e suplementos relacionados a melhora no condicionamento físico para academia. Um exemplo, que foi lançado em julho deste ano, é o suplemento Theolim”, explicou a farmacêutica.
Os suplementos são benéficos para a saúde, mas, em excesso, podem oferecer risco, destaca a médica endocrinologista Maria Amélia.
“Ácido fólico ajuda gestantes a proteger o feto, e vitaminas do Complexo B reduzem dores de pacientes diabéticos. Mas as vitaminas A, D, E e K, por exemplo, se ingeridas em altas doses, podem trazer lesões ao fígado, porque não são eliminadas e acumulam no nosso organismo”, disse.
“O consumo em excesso de suplementos pode “mascarar uma doença não diagnosticada. O paciente pode tomar vitaminas para combater sintomas, sem nem saber que está doente”, disse a médica.
Para não ter complicações com a suplementação, é necessário buscar avaliação antes e durante o uso dos suplementos, aponta a médica endocrinologista Lusanere Cruz.
“É importante a solicitação de exames, para avaliar a necessidade que o organismo de cada paciente tem. A indicação vai depender da idade, do gênero da pessoa e da presença ou não de doenças”.
A médica também alerta que “hipervitaminoses são um risco do uso excessivo de vitaminas que podem gerar, por exemplo, perda da função dos rins”.
Entenda
Confira os benefícios dos suplementos
O que são suplementos alimentares?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são produtos para ingestão oral, apresentados em fórmulas farmacêuticas, destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos, isolados ou combinados.
Eles podem ser consumidos por pessoas não saudáveis?
A Anvisa recomenda que pessoas com doenças ou problemas de saúde somente consumam suplementos alimentares sob orientação de profissional de saúde habilitado.
Vantagens
Suplementa a alimentação de indivíduos saudáveis, suprindo carências e até mesmo a dificuldade de absorção do organismo para determinados nutrientes.
Quando usado adequadamente, suprindo necessidades pontuais dos pacientes, podem proporcionar melhor qualidade de vida e mais disposição, entre outras melhorias.
Desvantagens
Entre os riscos do consumo sem orientação adequada, especialistas apontam hipervitaminose, intoxicação e até comprometimento de órgãos como os rins e o fígado.
Tipos de suplementos
Vitamina C: Fortalece o sistema imunológico e auxilia na prevenção de infecções, como gripes, resfriados e outras doenças.
Vitaminas do Complexo B: Compostas por uma combinação de vitaminas (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12), auxiliam no metabolismo energético, no sistema nervoso e na formação de células.
Creatina: Combina glicina, arginina e metionina, três aminoácidos que reabastecem e maximizam a reposição energética em músculos, tecidos e células do organismo.
Colágeno: Ministrada em cápsulas ou em pó, a reposição desta substância no organismo auxilia na saúde da pele, articulações e ossos.
Ácido Fólico: É importante para gestantes prevenirem malformações do tubo neural do feto. Também auxilia a formação de glóbulos vermelhos e a divisão celular.
Vitamina D: Contribui para a formação de ossos e dentes e para a absorção de minerais, como cálcio e fósforo.
Ômega 3: Composto por óleo de peixe, fonte de ácido graxo. É indicado para auxiliar na manutenção de níveis saudáveis de triglicérides.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários