Nova BR-262 vai ter 50 viadutos, mergulhões e trajeto mais rápido com menos curvas
Entre Viana e Marechal, um novo trajeto será construído, com um percurso 4 km menor e 4 pistas. Tempo até a divisa será 30% menor
Ligação que conecta o mar às montanhas, mas cheia de desafios devido às condições precárias da via, a BR-262 será totalmente repaginada e terá um novo trajeto entre Viana e Marechal Floriano.
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Esse novo contorno da rodovia terá menos curvas e reduzirá a viagem entre os dois municípios em pelo menos quatro quilômetros. Já o tempo de viagem até a divisa do Espírito Santo com Minas Gerais deverá ser reduzido em 30%.
Chamada de nova BR-262, a rodovia será dividida em lotes: entre Viana e Marechal Floriano; de Marechal Floriano a Pedra Azul (Domingos Martins); e, em seguida, até a entrada de Conceição do Castelo.
Já nas fases 4 e 5 — entre Venda Nova do Imigrante e a divisa com Minas Gerais — a duplicação será feita por meio de concessão.
Os trechos entre Viana e Venda Nova do Imigrante terão quatro pistas, sendo duas subindo e duas descendo, segundo o coordenador da bancada federal capixaba, deputado Josias Da Vitória, e o prefeito de Domingos Martins, Eduardo José Ramos.
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De Venda Nova do Imigrante até a divisa com Minas Gerais, serão três pistas, geralmente duas para quem está subindo. “Você cria um corredor ao nível do que a gente precisa para ligar ao centro do Brasil”, disse Da Vitória.
O primeiro trecho a ser licitado será entre a zona rural de Peixe Verde, em Viana, até Marechal Floriano.
“Nós já temos R$ 2,3 bilhões em caixa para o primeiro trecho, que vai de Viana até o município de Marechal Floriano, para o novo traçado. Isso vem do recurso da repactuação do Acordo de Mariana (MG), que foi um trabalho do governo do Estado, da nossa bancada federal e o apoio do governo federal. Tivemos um entendimento que permitiu essa solução financeira, porque, senão, seria muito difícil termos uma obra dessas com possibilidade de execução”, afirmou o deputado.
Segundo Da Vitória, a previsão é de que o projeto fique pronto até dezembro, quando deverá ser apresentado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
“O planejamento do superintendente regional do Dnit no Estado, Romeu Scheibe Neto, é colocar o edital de licitação na praça até o início de abril do ano que vem”, contou o coordenador da bancada federal capixaba.
Projeto prevê 50 viadutos e mergulhões e fim dos sinais
O trajeto entre Viana e a divisa com Minas Gerais deverá ganhar 50 viadutos/passagens inferiores, 28 pontes, seis passarelas para pedestres, 4 túneis, 31 intersecções em desnível e 24 retornos operacionais.
As informações foram fornecidas pelo deputado federal Josias da Vitória, com base nos dados compartilhados pelo Dnit com a bancada federal capixaba, da qual ele é o coordenador.
Já o subsecretário de Ações Socioambientais, Saneamento e Infraestrutura da Secretaria de Estado de Recuperação do Rio Doce (Serd), Ricardo Iannotti, destacou que a nova BR-262 não terá mais semáforos nem aqueles retornos distantes para acessar as cidades.
“Eles serão substituídos por obras de arte, que são pequenos túneis de concreto, além de elevados e mergulhões”, afirmou Iannotti.
Em Venda Nova, por exemplo, como ele destacou, será construído um túnel de um quilômetro de extensão, entre pedras, revelou Iannotti.
Nas vias urbanas, está prevista a construção de ciclovias e passagens para pedestres. “Para acessar a Rota do Lagarto, em Pedra Azul, por exemplo, o motorista não precisará mais sair para o acostamento. Haverá elevados. O mesmo ocorrerá nos acessos a Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante. Será assim até Ibatiba”, disse.
Destacando que será a maior obra de mobilidade urbana, Ricardo Iannotti disse que estão previstos entre 10 mil e 12 mil empregos diretos e indiretos durante as obras.
Rodovia estadual
Ricardo Iannotti revelou ainda que o trecho da atual BR-262, entre Viana e Marechal Floriano, deverá ser transformado em rodovia estadual.
“Quando o primeiro trecho do novo traçado ficar pronto, o Dnit entregará ao governo do Estado a atual BR-262. Ela também passará por melhorias, como alargamento em alguns trechos e nova sinalização. Será uma nova rota turística entre Viana e Marechal Floriano”, afirmou.
Como o projeto ainda não foi finalizado, ele ainda poderá sofrer alterações.
SAIBA MAIS
Cronologia
Projeto básico
> Em 2023, o projeto básico da duplicação da BR-262 foi contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
> A duplicação da rodovia entrou como parte do Novo Acordo Rio Doce, firmado por causa do desastre de Mariana.
> Dos valores destinados ao governo estadual, R$ 2,3 bilhões serão repassados para as obras de duplicação.
> O projeto deverá ficar pronto até dezembro deste ano e deverá ser apresentado pelo Dnit.
Edital de licitação
> No mês passado, o ministro dos Transportes, Renan Filho, em visita ao Estado, anunciou que o tão esperado edital de licitação para as obras de duplicação da BR-262 seria publicado em janeiro do ano que vem.
> Para facilitar a licitação, a duplicação será dividida em três trechos: entre Viana até o Posto do Café, em Marechal Floriano; de Marechal Floriano até Pedra Azul (Domingos Martins); e, na sequência, até a entrada de Conceição do Castelo. Segundo ele, os três lotes serão publicados de uma vez só.
> Os anúncios foram feitos pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante evento de inauguração de 7 quilômetros de duplicação da BR-101, entre Guarapari e Anchieta, entregues pela Ecovias Capixaba.
> No entanto, esse prazo poderá ser ampliado um pouco, pelo menos até março, com assinatura da ordem de serviço podendo ser em abril.
Raio X da nova BR-262
O projeto
> Trecho total: 180 quilômetros serão duplicados, sendo 30 quilômetros de trechos novos que vão substituir o original.
> O projeto terá seu início no entroncamento com a BR-101 em Viana, km 15,9;
> Chega ao seu final no km 196,5, na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais, no município de Irupi (ES).
Estão previstos
> 50 viadutos/passagens inferiores
> 28 pontes
> 6 passarelas para pedestres
> 4 túneis
> 31 intersecções em desnível
> 24 retornos operacionais
> Redução 30% tempo de viagem
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