Após relatar surto em audiência de custódia, Bolsonaro continua preso em Brasília
Decisão mantém prisão preventiva e STF deve definir local de cumprimento da pena
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) continuará em prisão preventiva, segundo decisão tomada após a audiência de custódia realizada neste domingo (23), em Brasília. A magistrada responsável pelo atendimento confirmou a detenção.
ALUCINAÇÃO E TENTATIVA DE ABRIR A TORNOZELEIRA
De acordo com registro protocolado pela juíza auxiliar Luciana Sorrentino, Bolsonaro disse ter vivido uma espécie de alucinação, acreditando que a tornozeleira eletrônica continha um equipamento de escuta. Movido por essa suposição, ele tentou abrir a tampa do dispositivo.
MORAES VÊ RISCO DE FUGA EM VIGÍLIA
A prisão preventiva havia sido decretada no sábado (22), após a violação da tornozeleira e a convocação de uma vigília em frente ao condomínio do ex-presidente, no Distrito Federal. O ato, articulado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), segundo a família, buscava promover orações pela saúde de Bolsonaro e pela democracia. Para o ministro Alexandre de Moraes, do STF, porém, a movimentação poderia dificultar a fiscalização da prisão domiciliar e abrir margem para uma fuga. Bolsonaro passou a noite em uma cela especial na Superintendência da Polícia Federal.
STF DECIDE FUTURO DA PENA NA SEGUNDA-FEIRA
Nesta segunda-feira (24), Bolsonaro deve ser informado sobre o local onde cumprirá a pena de 27 anos e três meses pela tentativa de golpe. É o prazo final para que sua defesa apresente o último recurso ao Supremo Tribunal Federal, ao mesmo tempo em que a Primeira Turma analisará a manutenção da prisão preventiva.
A tendência é pela confirmação da detenção e pela rejeição do recurso. Se isso ocorrer, o processo será concluído e Bolsonaro deverá iniciar o cumprimento da pena, inicialmente em regime fechado.
A defesa sustenta que a pena deveria ser cumprida em casa, argumentando problemas de saúde e idade avançada — Bolsonaro tem 70 anos —, além do episódio em que utilizou um ferro de solda contra a tornozeleira eletrônica enquanto estava em sua residência.
Veja vídeo na Band
A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro foi mantida depois da audiência de custódia, realizada no início da tarde deste domingo (23). #BandJornalismo pic.twitter.com/ElhosTflFs
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) November 23, 2025
Comentários