Recife: Parque alagável no Barro poderá reter volume de até 1.500 caixas d’água
Com investimento de R$ 3,4 milhões, estrutura vai reforçar drenagem e reduzir alagamentos
O Campo do Barro está passando por uma transformação que muda a relação da comunidade com a chuva. A Prefeitura do Recife finaliza a implantação do Parque Alagável do Campo do Barro, um equipamento de infraestrutura verde pensado para acumular temporariamente a água das chuvas e aliviar a pressão sobre o Rio Tejipió.
A área tem mais de 23 mil m² e já atingiu 63% de execução, com investimento de R$ 3,4 milhões.
Obra adapta o campo para funcionar como reservatório
Segundo o prefeito João Campos, a intervenção altera a lógica histórica de alagamento no entorno.
“O Campo do Sena está se transformando. Estamos construindo um parque alagável, abaixamos o campo para que ele possa acumular água nos dias de chuva. Em vez de a água invadir a casa das pessoas, ela fica retida aqui, ajudando a proteger a cidade. A obra segue em ritmo acelerado, com 70% concluída, e, nos próximos meses, vamos inaugurar o primeiro grande parque alagável do Rio Tejipió. Este é apenas o início da caminhada. Muitas outras intervenções virão para garantirmos uma drenagem mais eficiente em toda a bacia do Tejipió. Isso inclui grandes avenidas, como a Mascarenhas de Morais e a Avenida Recife. É um conjunto de ações de médio porte que vai proporcionar uma solução de grande impacto para toda a bacia”, afirmou.
O equipamento terá capacidade para armazenar cerca de 1.510,88 m³ — algo equivalente a 1.500 caixas d’água de mil litros. O alagamento é controlado: durante eventos de chuva intensa, a água ocupa o campo e reduz a elevação da cota do rio. Nos períodos secos, a área volta a ser espaço de uso cotidiano da comunidade.
Novo parque terá deck, arquibancada e área de convivência
Além da função de drenagem, o espaço recebe melhorias urbanas. O projeto prevê deck, guarda-corpo, arquibancada, iluminação, brinquedos, equipamentos e paisagismo.
A pista de cooper, com 400 metros, está com 90% dos serviços concluídos.
A proposta une infraestrutura e convivência: amplia áreas verdes, mitiga inundações sazonais e moderniza um espaço já utilizado pelos moradores, agora preparado para armazenar a água de forma temporária.
Macrodrenagem do Barro segue em fases
O parque integra o conjunto de obras de macrodrenagem do Barro. A primeira etapa foi o alargamento de 850 metros do Rio Tejipió.
Com o parque avançando, a próxima fase prevê o alargamento de mais dois quilômetros do rio, entre a garagem da empresa Metropolitana e a Avenida Recife — ampliando a capacidade de escoamento e reduzindo pontos críticos de alagamento.
Comentários