Aulas de samba de graça para arrasar no Carnaval
Agremiações estão oferecendo as aulas para homens e mulheres de todas as idades que queiram fazer bonito na avenida
O Carnaval 2026 já bate à porta e, para quem ama a folia, sambar é quase que um requisito básico para arrasar na avenida. Para quem está “engatinhando” no ritmo ou deseja aperfeiçoar os passos, escolas de samba da Grande Vitória estão oferecendo aulas gratuitas que podem ser feitas por homens e mulheres de todas as idades.
Maria Iasmin Campos, de 25 anos, assistente de importação, e Lorrainny Souza, de 34 anos, fisioterapeuta, fazem aulas de samba na Mocidade Unida da Glória (MUG).
Maria Iasmin sempre admirou o Carnaval. Ela passou a fazer as aulas depois de frequentar sambas de domingo e decidiu desfilar este ano. “É a primeira vez que faço parte de uma escola de samba e pretendo sair na ala das passistas no ano que vem”.
Já Lorrainny iniciou as aulas em 2017 para aprender a sambar e no mesmo ano teve a oportunidade de sair na ala das passistas. Em 2026 desfilará novamente na ala.
“Como passista, pretendo entregar um samba mais 'limpo', com mais resistência e cadência, que encante o público, além de um desfile assertivo para que sejamos campeões”.
Rayssa Braz, coreógrafa da MUG, assumiu a ala de passistas e o projeto este ano. Ela conta que as aulas acontecem todas as terças-feiras, na quadra da escola, e são gratuitas.
Segundo a coreógrafa, sempre que possível, professores de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo comparecem para agregar às aulas.
Outro professor que comanda a ala das passistas é Paulo Vitor Barbosa, da Novo Império, coreógrafo da ala há 2 anos. O projeto é aberto para quem quiser participar e não tem limite de idade.
Alunas
As alunas Rubiane Almeida, de 31 anos, lash design; Sol dos Santos Valentim, 13 anos, estudante, e Tatiane dos Santos Nascimento, 32 anos, vendedora, são alunas de Paulo.
Rubiane não sabia sambar e era muito tímida. “Estou na escola desde 2016. Em 2026 vou ser destaque da ala das passistas”.
Sol chegou na escola por intermédio da mãe, que também é passista. “Quando comecei, tinha 10 anos, passei o ano de 2023 ensaiando para finalmente desfilar pela primeira vez em 2024”. Em 2026, ela desfila na ala de passistas da escola novamente.
Tatiane, por sua vez, sempre esteve presente na agremiação, mas começou a desfilar mesmo tem quatro anos. Segundo ela, as aulas vão do básico ao avançado. “As expectativas estão bem altas para o desfile de 2026”.
Você sabia?
Em 2026, o Grupo Especial do Carnaval de Vitória passa de sete para 10 escolas, com dois dias de desfiles, e acontecem uma semana antes do Carnaval oficial, nos dias 6 e 7 de fevereiro, no Sambão do Povo, com cinco escolas por noite.
Já o de Acesso, que possuía os Grupos A e B, foi fundido e deu origem à Série Ouro, com 9 escolas.
Autoconfiança
Samba no pé
Para fazer bonito na avenida, a trancista Vanessa Sabino, de 32 anos, decidiu participar das aulas de samba dadas por Alessander Constantino, que é professor da ala das passistas da Pega no Samba.
Ela conta que sambava pouco antes de começar a fazer as aulas e que lá conseguiu se desenvolver. “As aulas são maravilhosas, ensinam postura, autoconfiança para sambar, movimentos de quadris e braços, e o mais importante: o samba no pé”.
Mariah Gonzalez, de 31 anos, técnica de enfermagem, é passista na Boa Vista e na Pega no Samba. Ela também faz aulas para arrasar na avenida.
Fique por dentro
Aulas para todas as idades nas escolas
Mocidade Unida da Glória (MUG)
As aulas são gratuitas e abertas ao público. Elas acontecem todas as terças-feiras, às 20 horas, na quadra da MUG. Rua Mourisco, s/n, Glória, Vila Velha.
As inscrições podem ser feitas pelo Instagram @passistasdamug. Existe uma taxa de inscrição no valor de R$ 35 (taxa única).
Novo Império
As aulas são gratuitas e acontecem todas as quintas-feiras, na quadra da Novo Império, às 19h30. Av. Santo Antônio, Mário Cypreste, Vitória.
A inscrição acontece diretamente na quadra, antes das aulas.
Pega no Samba
As aulas são gratuitas e acontecem na quadra do Pega no Samba, todas as terças-feiras, às 20 horas. Rua Dr. Américo de Oliveira, 455, Consolação, Vitória.
As aulas são tanto para mulheres quanto para homens. A idade mínima para participar é 12 anos.
Imperatriz do Forte
Os ensaios acontecem às quartas-feiras, a partir das 20 horas, na quadra da escola. Av. Vitória, 923, Forte São João, Vitória.
Elas são abertas e gratuitas. As inscrições acontecem no local, antes das aulas começarem.
Unidos de Jucutuquara
Os ensaios acontecem às quintas-feiras, às 19h30, e aos domingos, às 9 horas, na quadra da Jucutuquara. Na Av. Paulino Muller, nº 1.409, Jucutuquara, Vitória.
As aulas são abertas e gratuitas e não há limite de idade.
Rosas de Ouro
As aulas acontecem aos sábados, no Centro Comunitário de Serra Dourada I, entre 16 horas e 18 horas.
As aulas são abertas e gratuitas. Não é obrigatório desfilar na ala de passista. Para as pessoas que estiverem no projeto, a escola disponibiliza a fantasia de passista gratuitamente.
Chegou o Que Faltava
Na escola, as aulas são apenas para passistas e, no momento, não há vagas.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários