Consciência Negra: Recife terá programação especial com marcha, shows e debates
Data é celebrada nesta quinta-feira (20) em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares, e a capital pernambucana se mobiliza com atos e eventos
O Dia Nacional da Consciência Negra, que marca a data da execução do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695, é feriado nacional desde 2023, e será celebrado nesta quinta-feira (20) com uma vasta programação no Recife. As ações deste 20 de novembro se concentram no enfrentamento ao racismo e na valorização das raízes africanas. Confira a programação que se estende principalmente à tarde e à noite.
Marcha da Consciência Negra
A principal mobilização do feriado será a Marcha da Consciência Negra, com concentração a partir das 14h desta quinta-feira no Marco Zero. O tema será: “Pelo fim da violência do estado, por reparação e bem viver”. O ato seguirá pelas ruas do Bairro do Recife e pelo bairro de Santo Antônio, contando com intervenções artísticas e manifestações culturais. A marcha culmina no Monumento a Zumbi dos Palmares, obra de Abelardo da Hora, localizado no Pátio do Carmo.
Destaques culturais
Diversos pontos da cidade receberão eventos com foco na cultura afro-brasileira ao longo da quinta (20) e da sexta-feira (21). Confira:
Pátio de São Pedro – AfroFest (20 e 21)
O bairro de São José sediará a segunda edição do AfroFest, com uma programação de dois dias: Nesta quinta-feira, apresentações do Afoxé Aganju Aséobá (18h) e show de Mago de Tarso (20h30). Na sexta (21), a partir das 14h, haverá Mercado Afro, discotecagem com DJ Chéu, feira de mulheres negras, roda de capoeira e um cortejo com seis afoxés, que partirá do Pátio do Terço em direção ao São Pedro. A noite encerra com um show de drags (19h30).
Paço do Frevo
O Paço do Frevo, na Praça do Arsenal, também celebra a data de hoje, às 16h com o espetáculo “Duo Repercuti convida os Tambores da Xambá”, em celebração à ancestralidade afro-pernambucana. Às 19h tem o encontro Elas Gingam, em parceria com o Núcleo de Atividades Culturais (NAC).
Torre Malakoff
O Observatório Cultural, na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, sedia o evento Afro PE - Vozes Ancestrais, da Fundarpe com entrada gratuita, a partir das 15h. Também às 15h, recepção com o Maracatu Nação Maracambuco, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, e o Polo de Cultura Alimentar, que destacará a gastronomia de terreiro. 16h haverá mesa de debates sobre arte, memória e representatividade da cultura negra, com os artistas Jadion Helena, Gabriel Sá e Uana. À noite, 18h:, tem show do grupo Bongar, Patrimônio Vivo de Pernambuco, com participações especiais de Caetana, Uana e Gabriel Sá.
Terreiro Ilê Obá Ogunté – Quinta Nagô
Em comemoração aos 150 anos de fundação do Terreiro Ilê Obá Ogunté, o Sítio do Pai Adão, na Estrada Velha de Água Fria, número 1644, no bairro de Água Fria, realiza uma programação musical e cultural das 18h às 22h, incluindo apresentações do Grupo Akoda, Afoxé Povo do Ogunté, Grupo Afro Obirim, Coco Chinelo de Aiai e do Afoxé Omo Nilê Ogunjá.
Comentários