X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS
    • Carnaval 2025
    • São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 27°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • ENEM
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • AutoMotor
      • Direto da Redação
      • Vitrine de Negócios ES
      • EU E ELAS
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • NEGÓCIO RURAL
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • Cidades
    • Polícia
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • Corrida Tribuna Ruas da Cidade
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • NEGÓCIO RURAL
    • Entretenimento
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • Negócio Rural
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
    • EU E ELAS
    • MAIS DESIGN
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 27°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ENEM
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Cidades

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Desafios e vitórias de 8 mil bebês prematuros no Espírito Santo

Considerada uma das principais causas de mortalidade neonatal, a prematuridade ocorre quando nascimento se dá com até 37 semanas

Will Anholetti
Will Anholetti
18/11/2025 - 15:16
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone
Imagem ilustrativa da imagem Desafios e vitórias de 8 mil bebês prematuros no Espírito Santo
Pais, mães e bebês que nasceram prematuramente se reuniram em mais uma edição da Festa do Prematuro |  Foto: Leone Iglesias/AT

A jornada enfrentada pelos bebês prematuros e por suas famílias pode ser carregada de desafios. No Estado, de janeiro a julho deste ano, 3.259 bebês nasceram prematuramente. Em 2024, foram 5.359 durante todo o ano. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

No Dia Mundial da Prematuridade, lembrado na última segunda-feira (17), foi realizada mais uma edição da Festa do Prematuro, que reúne bebês prematuros nascidos ao longo dos anos na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) do Hospital Jayme Santos Neves, inaugurada em 2013.

O autônomo Jean Silva, de 48 anos, e a hoteleira Michele Luna, de 47, são pais do pequeno Arthur Luna, de 8 anos, que nasceu prematuro, de 29 semanas, em 2017. O irmão, Miguel Luna, de 3 anos, que não nasceu prematuro, também esteve com a família na festa.

“Tive uma gravidez totalmente normal, só que o Arthur tinha um problema no esôfago que não foi visto no pré-natal. A minha bolsa estourou antes do tempo, e a gente só descobriu esse problema na hora do parto. Ele ficou internado cinco meses. Nesse tempo, enfrentou diversos desafios, mas não ficou com sequela nenhuma”.

A pequena Ana Eloisa dos Santos Figuiredo, de 6 anos, também enfrentou uma batalha em 2019. A mãe, Elisangela Gama dos Santos, de 44 anos, dona de casa, conta que a filha nasceu com 24 semanas e 815 gramas. “Enfrentou várias complicações. Foi um dia após o outro. Hoje, está sem sequelas”.

A prematuridade é uma das principais causas de mortalidade neonatal em todo o mundo. São considerados prematuros os bebês nascidos com até 37 semanas de gestação. No mundo, cerca de 10% dos bebês nascem nessa condição.

Líbia Pimentel, gerente da Unidade Materno Infantil do Hospital Jayme Santos Neves, explica que a prematuridade pode trazer uma série de complicações à saúde dos recém-nascidos. “Era para ele estar dentro da barriga mãe, se formando, e, por algum motivo, ele nasceu antes do tempo”.

Silvia Louzada, médica coordenadora da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Jayme Santos Neves, conta que a festa é para comemorar. “Para cada prematuro que está aqui existe uma história que foi vivida”.

Histórias de superação

Batalha pela vida

Imagem ilustrativa da imagem Desafios e vitórias de 8 mil bebês prematuros no Espírito Santo
|  Foto: Leone Iglesias/AT

A batalha da pequena Maria Cecília, de 3 anos, aconteceu em setembro de 2022. Seus pais, Núbia de Oliveira Borlini, de 39 anos, lash design, e Richard Borlini, de 43 anos, encarregado de obras, estavam, sempre que podiam, ao lado da filha.

“Ela nasceu com 26 semanas, 28 centímetros e 500 gramas. Depois do parto, teve várias complicações. Inclusive, ficou 58 dias intubada, pois nasceu com o pulmãozinho não completamente formado”, lembra Núbia.

No total, foram três meses na incubadora. “Teve meningite, sangramento no cérebro... Conseguiu vencer tudo”, celebrou a mãe.

Várias complicações

Imagem ilustrativa da imagem Desafios e vitórias de 8 mil bebês prematuros no Espírito Santo
|  Foto: Leone Iglesias/AT

Larisse Daniele Jesus Ramos, de 29 anos, manicure, é mãe do Miguel Ramos dos Santos, de 10 meses, que nasceu em dezembro de 2024.

“Ele nasceu de 27 semanas. Durante os mais de três meses internados, ele teve várias complicações. Uma delas, mais grave, foi um sangramento no pulmão. E um sangramento na cabeça, que gerou sequela: a hidrocefalia. Ele até colocou a válvula agora, dia 6 de outubro”.

Perdeu o irmão no parto

Imagem ilustrativa da imagem Desafios e vitórias de 8 mil bebês prematuros no Espírito Santo
|  Foto: Leone Iglesias/AT

Ana Rita Cima, de 26 anos, é mãe do Pedro Cruz Perciliano, de 11 meses. Ele nasceu em novembro de 2024, com 28 semanas de gestação.

“Nasceu com 870 gramas e 36 centímetros. Eu tive pré-eclâmpsia. Foi um parto gemelar. Eram dois bebês, ele e o Nicolas. O irmãozinho dele nasceu com 465 gramas, mas não resistiu e, cinco dias depois, ele faleceu”, lamentou.

Saiba Mais 

Dados de prematuridade no Espírito Santo

49.859 bebês nasceram no Espírito Santo em 2024, de acordo com dados da Sesa. Desse total, 5.359 eram bebês prematuros, o que equivale a 10,75% dos nascimentos totais.

Já em 2025, de janeiro a julho, foram registrados 30.778 nascidos no Estado. Desses, 3.259 foram prematuros, o equivalente a 10,59% do total.

O Espírito Santo registrou 466 óbitos de prematuros em 2024. Neste ano, de janeiro a outubro, foram 621 óbitos de prematuros

A prematuridade é uma das principais causas de mortalidade neonatal em todo mundo.

São considerados prematuros os bebês nascidos até 37 semanas de gestação.

Essa condição pode ocorrer devido a múltiplos fatores.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Imagem ilustrativa da imagem Band Cidades Excelentes: Sai a lista das prefeituras finalistas

CIDADES

Band Cidades Excelentes: Sai a lista das prefeituras finalistas

Imagem ilustrativa da imagem Chef de cozinha faz alerta após acidente com moto elétrica: "Usem capacete"

CIDADES

Chef de cozinha faz alerta após acidente com moto elétrica: "Usem capacete"

Imagem ilustrativa da imagem Ao Governo Federal, Casagrande pede regulamentação do uso de bicicletas elétricas

CIDADES

Ao Governo Federal, Casagrande pede regulamentação do uso de bicicletas elétricas

Imagem ilustrativa da imagem Desconto em conta de energia e compra de carro novo para pessoas com autismo

CIDADES

Desconto em conta de energia e compra de carro novo para pessoas com autismo

Ícone tags Tags desafios familiares histórias de superação mortalidade neonatal prematuridade saúde neonatal UTIN

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ENEM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ENEM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia CONCURSOS Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba Copa do Mundo de Clubes Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando Eu e Elas Negócio Rural Mais Design
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Eu e Elas Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Negócio Rural Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM