Band Cidades Excelentes: Sai a lista das prefeituras finalistas
Cidades localizadas na Grande Vitória e na região das montanhas do Estado estão entre as que vão disputar a premiação
No próximo dia 26 será realizada a tão esperada solenidade de premiação do Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, que reconhecerá as melhores práticas de gestão pública no Espírito Santo.
O evento acontecerá no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a partir das 10 horas, e contará com a presença de prefeitos, representantes municipais, autoridades e contará com ampla cobertura dos veículos da Rede Tribuna.
Para quem está curioso, a diretora comercial da Rede Tribuna, Lenise Loureiro, anunciou as 32 cidades finalistas. São elas: Alegre, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Iconha, Itapemirim, Itarana, João Neiva, Linhares, Marataízes, Marilândia, Mucurici, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.
Na etapa estadual, os municípios são separados em três categorias dentro de cada pilar. Esta divisão é feita de acordo com o tamanho da população de cada localidade: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil, e acima de 100 mil habitantes.
A etapa estadual irá premiar os melhores desempenhos nos seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além do Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) Geral, que premia as Cidades Excelentes.
No entanto, os grandes vencedores – primeiros, segundos e terceiros lugares – serão anunciados no dia do evento, seguindo a ordem das categorias populacionais.
“Queremos convidar os prefeitos, representantes dos municípios e cidadãos para estarem conosco, celebrando os bons números do Espírito Santo. Temos como objetivos valorizar as boas práticas de gestão, incentivar novos projetos, valorizar os servidores públicos e, de fato, criar um ambiente cada vez mais favorável para negócios, investimentos econômicos nos municípios e melhoria na qualidade de vida das cidades”, destacou a diretora comercial da Rede Tribuna.
No mesmo dia, serão anunciadas os dois municípios que irão participar da cerimônia em Brasília, no dia 15 de dezembro.
“Também é uma grande honra que o Estado tenha dois municípios representados na etapa nacional do prêmio. Esse reconhecimento é um grande destaque, e é um orgulho ver o Espírito Santo tão bem posicionado, com duas cidades capixabas participando da etapa nacional. Isso só reforça a excelência da gestão pública no nosso Estado”, finalizou.
Confira as cidades finalistas
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Alto Rio Novo
- Anchieta
- Apiacá
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Domingos Martins
- Dores do Rio Preto
- Guaçuí
- Guarapari
- Ibiraçu
- Iconha
- Itapemirim
- Itarana
- João Neiva
- Linhares
- Marataízes
- Marilândia
- Mucurici
- Nova Venécia
- Santa Maria de Jetibá
- São Gabriel da Palha
- São Roque do Canaã
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória
Saiba mais
Premiação
O Prêmio Band Cidades Excelentes 2025 é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila, e tem como objetivo incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão pública, visando transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços públicos prestados aos cidadãos.
A avaliação do prêmio é baseada no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), uma plataforma desenvolvida para avaliar a gestão pública dos municípios por meio do mapeamento técnico e científico de dados públicos. São reunidos dados públicos das 5.568 cidades brasileiras .
Pilares
O índice inclui 72 indicadores divididos em seis pilares. São eles:
- Governança, Eficiência Fiscal e Transparência.
- Educação.
- Saúde e Bem-Estar.
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana.
- Sustentabilidade
- Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.
Etapa estadual
serão premiados os melhores desempenhos nos seis pilares e no IGMA por categoria populacional em cada estado, baseado na nota apurada em 2025.
O evento de premiação estadual será realizado no próximo dia 26, no Tribunal de Contas do Estado e irá premiar os melhores municípios por categoria:
- Menor ou igual a 30 mil habitantes.
- Entre 30 mil e 100 mil habitantes.
- Acima de 100 mil habitantes.
Etapa nacional
Nessa etapa estarão aptos a concorrer apenas os vencedores da etapa estadual. A cerimônia será em Brasília, no dia 15 de dezembro.
Para a quinta edição, a premiação será baseada na nota apurada em 2025, conforme regulamento. Sendo a categoria populacional:
- Menor ou igual a 30 mil habitantes.
- Entre30 mil e 100 mil habitantes.
- Entre 100 mil e 500 mil habitantes.
- Acima de 500 mil habitantes.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários