De volta à Série B: Sport é goleado pelo Flamengo e tem rebaixamento consumado
Com a torcida do Flamengo em maioria, jogo na Arena Pernambuco terminou em 5 a 1 para a equipe carioca
O Sport não conseguiu evitar o desfecho temido. Após uma temporada de retorno à elite, no ano passado, o rebaixamento do clube para a Série B do Campeonato Brasileiro foi matematicamente confirmado na noite deste sábado (15). Em partida atrasada da 12ª rodada, o Leão da Ilha foi duramente goleado pelo Flamengo por 5 a 1, na Arena de Pernambuco, para comemoração da torcida carioca, que estava em maioria no Estádio. O resultado, que selou a queda rubro-negra, ocorreu em meio a um evento extra-campo: a operação do jogo foi vendida por R$ 3 milhões a uma empresa privada para que o Sport "fizesse caixa", como declarou o presidente Yuri Romão ao longo da semana.
Sem chance matemática
Com a derrota, o Leão estancou nos 17 pontos na tabela, se mantendo como o lanterna do campeonato. Restando apenas 15 pontos em disputa em cinco jogos, o Sport não tem mais como alcançar o Vitória, primeira equipe fora da zona de rebaixamento, que soma 35 pontos. Já o Flamengo aproveitou a vitória pelo placar elástico para alcançar 71 pontos e assumir provisoriamente a liderança da competição.
Expulsões definiram o placar
Mesmo com 12 desfalques no time carioca, a diferença técnica entre os elencos era visível e se mostrou decisiva. O Sport começou a partida com uma inesperada superioridade e abriu o placar aos 14 minutos. Em erro da defesa adversária, Pablo recebeu a bola e, após duas tentativas, chutou no contrapé de Rossi para fazer 1 a 0, encerrando um jejum de seis meses sem marcar.
A situação do Leão mudou drasticamente a partir dos 35 minutos. O lateral Matheus Alexandre foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por falta em Ayrton Lucas. Cinco minutos depois, Luiz Araújo empatou o confronto com um belo chute de fora da área.
Ainda no primeiro tempo, o cenário que era ruim, piorou. Um minuto após o gol de empate, o zagueiro Ramon Menezes derrubou Wallace Yan por trás, recebeu o segundo amarelo e também foi expulso, deixando o Sport com apenas nove jogadores em campo.
Segundo tempo perdido
A equipe rubro-negra resistiu à pressão do adversário, mas o contra-ataque durou apenas até os 15 minutos da segunda etapa. Com um time numericamente e tecnicamente superior, além das mudanças feitas pelo técnico Filipe Luís, o gol da virada não demorou para acontecer, Em uma jogada inspirada, Juninho aproveitou um rebote na trave após cruzamento de Cebolinha para marcar.
Com a defesa pernambucana já entregue, o Flamengo chegou ao terceiro gol, aos 17 minutos, em falha na saída de bola de Gabriel. Bruno Henrique marcou por cobertura. A equipe Rubro-Negro carioca ampliou o placar com Ayrton Lucas, aos 25 minutos, em chute que desviou no meio do caminho, e Douglas, aos 34, após jogada de Cebolinha, selando a goleada de 5 a 1, com direito a olé de sua torcida, e a confirmação do rebaixamento do Sport.
Próximo Jogo do Sport na Série A
Embora o rebaixamento esteja confirmado, o Sport ainda tem cinco jogos a cumprir na reta final do Campeonato Brasileiro. O próximo adversário será o Botafogo, pela 34ª rodada do Brasileirão, na terça-feira (18), no Estádio Olímpico Nilton Santos (Rio de Janeiro), às 20h30.
Comentários