Prefeitura do Recife reinicia censo para registrar carroceiros
Registro é necessário para que os carroceiros acessem os benefícios do programa
A Prefeitura do Recife anunciou uma nova etapa no mapeamento dos carroceiros. O censo, obrigatório para acesso a benefícios e indenizações, terá início na próxima terça-feira (18) e segue com prazo final até 10 de dezembro.
A iniciativa faz parte do Programa Gradual de Retirada de Veículos de Tração Animal das ruas da Capital e visa identificar tutores, equinos e carroças em atividade no Recife, preparando a cidade para a proibição total da tração animal a partir de 31 de janeiro de 2026.
Cadastro obrigatório e indenizações
Para participar do censo e garantir o direito à indenização, os carroceiros devem comparecer aos pontos de atendimento portando documento de identificação e comprovante de residência do Recife. O serviço funcionará das 8h às 12h. O processo de cadastramento envolve a identificação de todos os elementos: o animal recebe um chip (microchipagem) e a carroça é marcada com um adesivo impermeável.
Após a validação, os condutores habilitados poderão receber uma indenização de R$ 1,2 mil por cada animal e carroça entregues voluntariamente ao programa. Também receberão uma bike elétrica e oferta de emprego na limpeza urbana da cidade. Os primeiros carroceiros que aderiram ao programa foram beneficiados no início deste mês de novembro.
A nova fase do censo terá uma rota itinerante, começando pelo bairro do Arruda e, em seguida, avançando para Joana Bezerra, Dois Irmãos, Várzea, Mustardinha e Ibura, segundo a prefeitura.
Segundo a prefeitura, o programa disponibiliza mais de 60 cursos profissionalizantes e kits de trabalho, visando fornecer alternativas de renda e garantir uma transição segura para os trabalhadores afetados pela nova legislação.
Comentários