Projeto de ressocialização transforma internos em produtores de camas pets no ES
Camas confeccionadas em unidades prisionais de Vila Velha serão usadas em ações de proteção animal
Cerca de 160 camas pets produzidas no sistema prisional do Espírito Santo foram entregues nesta quarta-feira (12) à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim. Os itens serão utilizados nos abrigos de bem-estar animal do município em ações de proteção e cuidado com cães e gatos.
As camas foram confeccionadas por internos da Penitenciária Estadual de Vila Velha 2 (PEVV2) e da Penitenciária Estadual de Vila Velha 6 (PEVV6), localizadas no Complexo Penitenciário de Xuri.
Os produtos são feitos com reaproveitamento de tecidos descartados das fábricas de costura das próprias unidades e com doações de empresas parceiras.
Somente em 2025, já foram produzidas cerca de 1.300 camas pets destinadas a projetos sociais em todo o Estado. Segundo o secretário de Estado da Justiça, Rafael Pacheco, 150 internos atuam nas fábricas de costura instaladas nas unidades prisionais.
Eles participam do Programa de Ressocialização da Secretaria da Justiça (Sejus), que tem o trabalho como um dos pilares para o retorno dos reeducandos à sociedade.
“Essa é uma ação que simboliza bem o propósito do nosso programa de ressocialização: transformar o trabalho em oportunidade para a retomada da vida social dessas pessoas”, destacou Pacheco.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários