Mestre Salustiano é celebrado por seu legado de 80 anos
Roda de conversa, oficinas e apresentações culturais acontecem nesta quarta-feira (12) e no sábado (15)
Patrimônio da cultura popular de Pernambuco, o rabequeiro Mestre Salustiano, completaria 80 anos nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, se vivo estivesse. Para celebrar seu legado, a família promove uma série de eventos para reerenciar a história do fundador do Maracatu Piaba de Ouro, brincante de cavalo-marinho, idealizador da Casa da Rabeca e do Espaço Ilumiara Zumbi; e de tantos outros que valorizam as tradições culturais da região.
As comemorações serão na Casa da Rabeca, começando no dia 12 (quarta-feira), a partir da 8h, com presença de jovens estudantes da rede pública participando de uma manhã cultural sobre a vida do aniversariante. Como convidados para a roda de conversa, João Suassuna (neto de Ariano Suassuna); Mestre Meia-Noite (do espaço Daruê Malungo, em Chã de Estrelas) e filhos do Mestre Salustiano. Na sequência, a exibição do vídeo com a história de Salú e seu legado cultural.
Ainda vão ocorrer oficinas de ciranda, maracatu e cavalo marinho, totalmente gratuitas. O dia de festa contará, também com apresentações culturais do Cavalo Marinho Boi da Luz de Olinda e Cavalo Marinho Flor de Manjerona de Olinda; e do grupo Família Salustiano e a Rabeca Encantada, finalizando com uma grande roda na qual se unem os brincantes e o público. O evento é realizado pela Casa da Rabeca do Brasil, com patrocínio da Sudene e apoio da Fundarpe / Secretaria de Cultura de Pernambuco e Prefeitura de Olinda.
Mais festa
No sábado (15), Maciel Salu – filho do Mestre Salustiano – leva o Festival Azougue para Casa da Rabeca, em homenagem ao patriarca. A partir das 18h, além de Maciel, passam pelo palco o Maracatu Piaba de Ouro, o Cavalo Marinho Boi Matuto de Olinda, Geo Salú, a Família Salustiano e a Rabeca Encantada e a Quadrilha Raio de Sol. Participação especial do Som na Rural. O evento tem patrocínio de “Fmal espetáculo interativo”.
Nascido em Aliança, na Zona da Mata Norte, em 1945, Manoel Salustiano Soares foi um artista plural e é considerado uma das maiores personalidades culturais do Estado. Aprendeu com o pai a fazer e tocar rabeca, foi cantor, compositor, musico, brincante de folguedos, e sempre trabalhou para a ampliar horizontes da cultura popular.
Criou o Cavalo-Marinho no Boi Matuto, em 1968; o Maracatu Piaba de Ouro, em 1977 e a Casa da Rabeca. Também esteve à frente do Encontro Nacional de Cavalo Marinho e de Maracatu. Em 2007, um ano antes de sua morte, foi agraciado como Patrimônio vivo de Pernambuco.
Com uma família extensa, deixou nos filhos, filhas, netos, netas e bisnetos, o amor pela cultura. “Mestre Salustiano vive no meio de nós, com sua força de preservação e valorização do que é genuinamente nosso. Por isso, celebramos seus 80 anos, para que as novas gerações sigam reverenciando sua importância para Pernambuco”, diz Pedro Salustiano.
SERVIÇO
80 anos de Mestre Salustiano
12.11 ( a partir das 8h) ; e 15. 11 (a partir das 18h)
Local: Casa da Rabeca do Brasil (Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara – Olinda/PE)
Entrada gratuita
Mais informações: 55 81 9-9606-0181 | @casadarabeca
www.casadarabeca.com.br
Comentários