Eleito novo presidente da Academia Espírito-santense de Letras
Jornalista Jonas Reis foi eleito para presidir a instituição no triênio 2026-2028
Foi eleito nesta segunda-feira (10) o novo presidente da Academia Espírito-santense de Letras. O jornalista Jonas Reis foi eleito para presidir a instituição no triênio 2026-2028. Jonas sucederá Ester Abreu Vieira de Oliveira, cujo mandato termina no dia 19 de dezembro.
Jonas Reis, que tem 72 anos, é capixaba nascido no interior de Colatina, município localizado na Região Norte do Espírito Santo. Além de jornalista, ele é advogado e escritor, autor, entre outras obras, do livro Viagem à alma do Brasil e do infantojuvenil A lenda do lagarto azul.
O novo presidente ingressou na Academia em setembro de 2022, após se aposentar no Tribunal de Contas do Estado, onde chegou por concurso público e foi secretário geral das sessões. Anteriormente, atuou como jornalista nos principais veículos de comunicação do Estado como repórter, redator e editor.
Devido ao trabalho como jornalista, ele recebeu a Comenda Desembargador Hélio Gualberto Vasconcellos, concedida pela Assembleia Legislativa por sua contribuição à história e à memória do Poder Judiciário do Estado.
Depois de eleito, Jonas Reis anunciou que pretende liderar na Academia um amplo projeto de formação de parcerias com instituições públicas e privadas do Estado, visando a incrementar a contribuição da entidade ao desenvolvimento da cultura capixaba.
"A ideia é oferecer a essas instituições a oportunidade de agregar um século de cultura à sua história, considerando todo o conhecimento, experiência e credibilidade acumulados pela Academia em seus 104 anos de história como a segunda instituição cultural mais antiga do Espírito Santo”, disse Jonas.
Com Jonas Reis vão compor a nova diretoria da Academia: Adriana Pereira Campos, 1ª vice-presidente; Anaximandro Amorim, 2º vice-presidente; Ítalo Campos, 1º secretário; João Gualberto Vasconcellos, 2º secretário; Fabio Daflon, 1º tesoureiro; Marcos André Malta Dantas, 2º tesoureiro, e Rômulo Felippe, diretor de Publicidade. Formarão o Conselho Fiscal da Academia os imortais Adilson Vilaça, Francisco Grijó, Jô Drumond.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários