Filme sobre sequestro de Eloá tem relatos inéditos
O documentário também vai exibir trechos do diário da garota de 15 anos que foi morta pelo ex-namorado
Um crime que chocou o Brasil em 2008 virou documentário e poderá ser relembrado a partir desta quarta-feira (12) na Netflix.
“Caso Eloá: Refém ao Vivo” traz trechos do diário da vítima, Eloá Pimentel, além de relatos de Douglas e Grazieli, irmão e amiga da vítima, respectivamente, que falam sobre o assunto publicamente pela primeira vez, além de depoimentos de jornalistas e autoridades que trabalharam no caso.
Em outubro de 2008, Eloá, de 15 anos de idade, foi sequestrada e mantida como refém pelo ex-namorado, Lindemberg Alves, de 22 anos, junto com a amiga Nayara Rodrigues da Silva, também de 15 anos. Elas ficaram trancadas dentro do apartamento onde Eloá morava, em Santo André, São Paulo.
A polícia negociou com o sequestrador por 100 horas e tudo foi transmitido em tempo real por diversos canais de televisão.
O sequestro durou seis dias e terminou quando o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) invadiu o local após supostamente ouvir um disparo.
Lindemberg atirou em Nayara, que sobreviveu, e disparou duas vezes contra Eloá. Ela foi levada ao hospital inconsciente, mas teve morte cerebral.
O jovem foi condenado a 39 anos de prisão e permanece no presídio de Tremembé, interior de São Paulo.
Como Lindemberg atirou no rosto de Nayara, a garota teve de passar por cirurgia de reconstrução e foi indenizada em R$ 150 mil por danos morais, materiais e estéticos.
Imprensa
Com a estreia do documentário “Caso Eloá: Refém ao Vivo”, um fato polêmico veio à tona novamente: a cobertura dada pela imprensa na época.
A apresentadora Sonia Abrão, por exemplo, conseguiu o telefone de Eloá e, posteriormente, o do sequestrador Lindemberg, entrevistando ambos ao vivo em seu programa “A Tarde É Sua”.
A interferência da mídia, especialmente por meio das entrevistas de Sonia Abrão, foi apontada como um possível obstáculo nas negociações entre a polícia e Lindemberg. A apresentadora afirmou, porém, que faria tudo de novo e não se arrepende.
Com direção geral de Cris Ghattas e roteiro de Tainá Muhringer e Ricky Hiraoka, o documentário é uma produção da Paris Entretenimento.
AS ESTREIAS DA SEMANA NO STREAMING1) “Palm Royale – 2ª temporada” (2025) – Série/Comédia. Na segunda temporada, Maxine enfrenta as consequências de um colapso público que a transforma em pária social. Apple TV+, quarta-feira (12).
2) “Playdate” (2025) – Filme/Ação. Quando o contador recém-desempregado Brian concorda em brincar com o carismático pai de família Jeff e seus filhos, ele espera uma tarde tranquila de conversa fiada e arremessos de futebol. Em vez disso, ele se vê em uma luta caótica para sobreviver. Prime Video, quarta-feira (12).
3) “A Vida Secreta das Esposas Mórmons” (2025) – Reality show. Ambientado na zona suburbana do estado americano de Utah, o reality acompanha um grupo de mulheres mórmons, como são conhecidos os membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. A maioria delas atingiu a fama no TikTok. Disney+, quinta-feira (13).
4) “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada” (2025) – Série/Drama. Conta a história do assassinato à queima roupa da socialite Ângela Diniz pelo namorado Doca Street. Figura conhecida da alta sociedade mineira dos anos 70, Ângela foi uma mulher de espírito livre. HBO Max, quinta-feira (13).
5) “Last Samurai Standing” (2025) – Filme/Ação. Adaptação baseada no mangá escrito por Shogo Imamura e desenhado por Katsumi Tatsuzawa, baseado no livro Imamura, chamado de “Ikusagami”. Netflix, quinta-feira.
6) “O Monstro em Mim” (2025) – Série/Suspense. Aggie é uma autora famosa que, após a morte de seu filho, fez uma pausa. Tudo muda quando a casa ao lado da sua é comprada por homem suspeito do desaparecimento da mulher. Netflix, quinta-feira (13).
7) “Um Natal Bem Jonas Brothers” (2025) – Filme/Aventura. A produção mostra Kevin, Joe e Nick Jonas tentando voltar para casa a tempo de passar o Natal com suas famílias, enfrentando uma série de imprevistos. O elenco conta ainda com Adam Fishbach, Spencer Berman, Scott Morgan e Isaac Aptaker Disney+, sexta-feira (14).
8) “Embaixo da Luz de Neon” (2025) – Documentário. História de amor comovente e divertida sobre as poetas Andrea Gibson e Megan Falley, que enfrentam um diagnóstico de câncer incurável com alegria, humor e uma parceria inabalável. Entre risos e um amor incondicional, elas transformam a dor em propósito e a mortalidade em uma emocionante celebração da resiliência. Apple TV, sexta-feira (14).
9) “Merteuil: Jogos de Sedução” (2025) – Série/Romance. A história é centrada na Marquesa de Merteuil (Anamaria Vartolomei), que embarca em uma jornada ousada para se tornar a principal cortesã de Paris após ser traída pelo libertino Visconde de Valmont. HBO Max, sexta-feira (14).
10) “Nos Seus Sonhos” (2025) – Animação. Um casal de irmãos viaja pela paisagem absurda dos próprios sonhos para pedir ao Sandman que realize seu desejo de uma família perfeita. No elenco de dublagem, Jolie Hoang-Rappaport e Elias Janssen. Netflix, sexta-feira (14).
Comentários