Carreta da Saúde da Mulher chega ao Recife com atendimentos gratuitos do SUS
Expectativa é realizar até 60 atendimentos por dia, contribuindo para a redução das filas de espera por procedimentos especializados
A capital pernambucana recebeu um importante reforço na atenção à saúde da mulher. A carreta do programa federal "Agora Tem Especialistas", do Ministério da Saúde, iniciou nesta sexta-feira (7) os atendimentos gratuitos no Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio. A unidade móvel permanecerá na região central da cidade até o dia 7 de dezembro, oferecendo exames e consultas ginecológicas com foco na prevenção e diagnóstico precoce de câncer.
O lançamento, que contou com a presença do prefeito do Recife, João Campos, da secretária de Saúde municipal, Luciana Albuquerque, e do secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Mozart Sales, marca o início da ação que priorizará mulheres já acompanhadas e na fila de espera da rede municipal de saúde.
Foco na redução de filas
A expectativa é realizar até 60 atendimentos por dia, contribuindo diretamente para a redução das filas de espera por procedimentos especializados no SUS Recife. O atendimento, que funcionará de segunda a sábado, das 8h às 17h, será acessado majoritariamente via regulação municipal, garantindo a prioridade às pacientes cadastradas.
"O objetivo é garantir o cuidado completo, desde o exame e o diagnóstico até a consulta e a cirurgia, atendendo quem mais precisa. A demanda será regulada, mas também haverá atendimento para demanda espontânea", explicou o prefeito João Campos.
A estrutura da carreta é moderna e humanizada, equipada para oferecer uma gama de serviços, incluindo:
Mamografia
Ultrassonografia (mamária e pélvica)
Colposcopia
Exames Preventivos
Consultas Ginecológicas
Biópsias (de mama e para suspeita de câncer de colo de útero)
O secretário Mozart Sales destacou que a iniciativa federal já possui mais de 20 unidades móveis em operação no país e reforçou o compromisso com a integralidade do tratamento. "A AgSUS, que contrata as carretas, vai garantir a chamada 'navegação do cuidado', que significa o acompanhamento para que, nos casos positivos, o encaminhamento para o tratamento seja feito dentro do protocolo adequado, garantindo que nenhuma mulher fique sem assistência ou tratamento no tempo certo", detalhou.
Parceria Público-Privada
Em uma iniciativa inédita no Brasil, o programa "Agora Tem Especialistas" também estabeleceu parcerias com hospitais privados e filantrópicos no Recife, como o Hospital do Hapvida Ariano Suassuna, o IMIP e o Hospital Santo Amaro (Santa Casa).
Essas instituições realizarão consultas e procedimentos de média e alta complexidade pelo SUS em troca do abatimento de débitos com a União (impostos e contribuições vinculadas a planos de saúde).
"Para o Recife, é muito bom ter a carreta no centro, mas tão importante quanto isso é saber que a gente vai alcançar outras regiões da cidade com ações integradas através dessas parcerias", enfatizou João Campos.
A doméstica Silvana Ferreira da Silva, 55 anos, celebrou o serviço: "A mulher tem que se prevenir contra o câncer. Esse mutirão é uma coisa maravilhosa, porque ajuda todas nós que não têm recursos."
Comentários