Jantar dita ritmo do MDB no Estado
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
De olho em aumentar cada vez mais a força do MDB no Espírito Santo, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, que também preside a legenda, teve um jantar na noite da última segunda-feira com o deputado federal e presidente nacional emedebista, Baleia Rossi (MDB-SP), em São Paulo.
Um dos assuntos tratados foi a convenção do partido, que nos bastidores está para acontecer na última semana deste mês. A costura é reeleger Ricardo presidente e colocar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), na vice.
Desta forma, em alguns meses, se Ricardo assumir o governo, ele precisa se afastar do comando do partido e Euclério seria o presidente estadual. Assim, o prefeito não correria risco de ter de deixar a sigla para disputar o Senado, já que no comando do partido teria legenda garantida para disputar o cargo em 2026. Cenas dos próximos capítulos.
Há outra peça no jogo
A ex-senadora Rose de Freitas (MDB), porém, conforme publicado pela coluna, disse na última semana que será candidata ao Senado pelo MDB, e que ela teria até mesmo o incentivo de Baleia Rossi.
O prefeito, por sua vez, ensaiou movimento para ingressar no União Brasil, de Marcelo Santos, mas a princípio, a possibilidade foi colocada na “geladeira”.
Enxurrada de saídas
O presidente interino da Câmara da Serra, William Miranda (União), exonerou ontem 18 servidores. Todos ligados aos quatro vereadores afastados.
Expectativa é de que nos próximos dias mais nomes sejam exonerados. Aos poucos, a nova diretoria esvazia os gabinetes dos afastados. Enquanto isso, os suplentes aguardam 120 dias para tomarem posse.
Secador continua ligado...
Deputado Pablo Muribeca (Rep) não escondeu que ficou com o “secador ligado” no jogo entre Racing x Flamengo pela Libertadores. Enquanto sua mulher, Lara Ferreira, estava vestida com a camiseta rubro-negra, Pablo vestiu a do Boca Júniors. Na final, o vascaíno será “palmeirense por um dia”.
Até Tarcísio?
Presidente do PSD, Renzo Vasconcelos em vídeo nomeando lideranças da sigla, falou dos governadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Raquel Lyra, mas também citou Tarcísio (Rep).
Embora o presidente do PSD, Gilberto Kassab, seja secretário de Tarcísio, a citação a ele aguçou a curiosidade do mercado.
Renzo também falou do ex-governador Paulo Hartung. “PSD se consolida como um dos maiores partidos do Estado”.
De malas prontas do PL, Manato parto de decisão
Ex-deputado federal Carlos Manato (PL) está mais perto do Republicanos. Expectativa é de que ele se filie ainda este ano ao partido de Erick Musso.
A coluna apurou junto a lideranças da legenda que a situação está adiantada, e a expectativa é de que junto a ele, a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, também chegue para disputar à Câmara. Manato pode tentar o Senado, como pode também não concorrer a nada e ajudar nas articulações.
Em terras capixabas
Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) divide o painel “O Futuro do Brasil” hoje com Casagrande (PSB) no evento Fórum Liberdade e Democracia, que acontece no Centro de Convenções da capital, às 13 horas.
Em terras capixabas II
Caiado desembarca em Vitória no meio a imbróglios relacionados à homologação da federação União-Progressista. Tenta convencer outros líderes do União a não formar o grupo, já que quer se cacifar como candidato, e o PP tem a ideia de lançar Ciro Nogueira como vice de Tarcísio (Rep). Caso a federação fosse desfeita, teria efeitos no tabuleiro local.
Autoestima lá no alto
Durante evento, Euclério enviou sinais: “A cidade está tão boa de se morar, que tem município que está dando bônus para residência e o povo escolhe morar aqui. Vou achar ruim com o prefeito de lá? Gosto de abraçar os humildes”. Não citou nomes, mas recado teve endereço: prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep).