Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Jantar dita ritmo do MDB no Estado

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia | 06/11/2025, 08:00 h | Atualizado em 05/11/2025, 18:56

Imagem ilustrativa da imagem Jantar dita ritmo do MDB no Estado
Ricardo Ferraço |  Foto: Leone Iglesias/ AT

De olho em aumentar cada vez mais a força do MDB no Espírito Santo, o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, que também preside a legenda, teve um jantar na noite da última segunda-feira com o deputado federal e presidente nacional emedebista, Baleia Rossi (MDB-SP), em São Paulo.

Um dos assuntos tratados foi a convenção do partido, que nos bastidores está para acontecer na última semana deste mês. A costura é reeleger Ricardo presidente e colocar o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), na vice.

Desta forma, em alguns meses, se Ricardo assumir o governo, ele precisa se afastar do comando do partido e Euclério seria o presidente estadual. Assim, o prefeito não correria risco de ter de deixar a sigla para disputar o Senado, já que no comando do partido teria legenda garantida para disputar o cargo em 2026. Cenas dos próximos capítulos.

Há outra peça no jogo

A ex-senadora Rose de Freitas (MDB), porém, conforme publicado pela coluna, disse na última semana que será candidata ao Senado pelo MDB, e que ela teria até mesmo o incentivo de Baleia Rossi.

O prefeito, por sua vez, ensaiou movimento para ingressar no União Brasil, de Marcelo Santos, mas a princípio, a possibilidade foi colocada na “geladeira”.

Enxurrada de saídas

O presidente interino da Câmara da Serra, William Miranda (União), exonerou ontem 18 servidores. Todos ligados aos quatro vereadores afastados.

Expectativa é de que nos próximos dias mais nomes sejam exonerados. Aos poucos, a nova diretoria esvazia os gabinetes dos afastados. Enquanto isso, os suplentes aguardam 120 dias para tomarem posse.

Secador continua ligado...

Imagem ilustrativa da imagem Jantar dita ritmo do MDB no Estado
Pablo Muribeca e Lara Ferreira |  Foto: Redes sociais

Deputado Pablo Muribeca (Rep) não escondeu que ficou com o “secador ligado” no jogo entre Racing x Flamengo pela Libertadores. Enquanto sua mulher, Lara Ferreira, estava vestida com a camiseta rubro-negra, Pablo vestiu a do Boca Júniors. Na final, o vascaíno será “palmeirense por um dia”.

Até Tarcísio?

Presidente do PSD, Renzo Vasconcelos em vídeo nomeando lideranças da sigla, falou dos governadores do Rio Grande do Sul, Paraná e Pernambuco, Eduardo Leite, Ratinho Jr. e Raquel Lyra, mas também citou Tarcísio (Rep).

Embora o presidente do PSD, Gilberto Kassab, seja secretário de Tarcísio, a citação a ele aguçou a curiosidade do mercado.

Renzo também falou do ex-governador Paulo Hartung. “PSD se consolida como um dos maiores partidos do Estado”.

De malas prontas do PL, Manato parto de decisão

Ex-deputado federal Carlos Manato (PL) está mais perto do Republicanos. Expectativa é de que ele se filie ainda este ano ao partido de Erick Musso.

A coluna apurou junto a lideranças da legenda que a situação está adiantada, e a expectativa é de que junto a ele, a secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, também chegue para disputar à Câmara. Manato pode tentar o Senado, como pode também não concorrer a nada e ajudar nas articulações.

Em terras capixabas

Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União) divide o painel “O Futuro do Brasil” hoje com Casagrande (PSB) no evento Fórum Liberdade e Democracia, que acontece no Centro de Convenções da capital, às 13 horas.

Em terras capixabas II

Caiado desembarca em Vitória no meio a imbróglios relacionados à homologação da federação União-Progressista. Tenta convencer outros líderes do União a não formar o grupo, já que quer se cacifar como candidato, e o PP tem a ideia de lançar Ciro Nogueira como vice de Tarcísio (Rep). Caso a federação fosse desfeita, teria efeitos no tabuleiro local.

Autoestima lá no alto

Durante evento, Euclério enviou sinais: “A cidade está tão boa de se morar, que tem município que está dando bônus para residência e o povo escolhe morar aqui. Vou achar ruim com o prefeito de lá? Gosto de abraçar os humildes”. Não citou nomes, mas recado teve endereço: prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep).

SUGERIMOS PARA VOCÊ: