ES terá quatro veleiros em circuito no Rio de Janeiro
Estado acumula feitos expressivos na competição
Entre esta quinta-feira (06) e domingo (09), quatro veleiros capixabas — Bravo, +Bravissimo, Mariscal e Absoluto — representarão o Espírito Santo no 56º Circuito Rio, a mais tradicional competição de vela oceânica do País, realizada no Rio de Janeiro.
As embarcações reúnem 28 velejadores do Iate Clube do Espírito Santo, em uma das maiores delegações já formadas pelo Estado. Um dos grandes nomes confirmados nesta edição é o multi-medalhista olímpico Torben Grael, que comandará o veleiro Magia.
Segundo a Associação Brasileira de Vela Oceânica (ABVO), a edição de 2025 já entra para a história: 27 veleiros estão inscritos na classe ORC, superando o número de participantes da SIVI, maior competição de vela oceânica da América do Sul neste ano. No total, mais de 50 barcos devem disputar o circuito nas classes Oceano (ORC, BRA-RGS e RGS Cruiser), reforçando a importância técnica e esportiva do evento no cenário nacional.
Na classe ORC, o Bravo será comandado por Renato Avelar, enquanto o +Bravissimo tem à frente Luciano Secchin. Já na BRA-RGS (Cruiser), o Mariscal, de Maiko Amorim, e o Absoluto, sob o comando de Kaio Mendes, completam a equipe capixaba. Bravo e Mariscal chegam embalados, após conquistarem o título estadual neste ano.
O Espírito Santo acumula feitos expressivos no Circuito Rio. O +Bravissimo foi campeão geral em 2020 e conquistou o primeiro lugar na categoria em 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022. Já a equipe do Bravo obteve o vice-campeonato geral em 2020.
“Iniciamos nossa participação no Circuito Rio em 2009. Agora, será a nossa segunda participação com o Bravo. Depois de uma sólida temporada, vamos representar o Espírito Santo entre os grandes nomes da vela brasileira”, ressalta Renato Avelar, comandante do Bravo.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários