Metroviários de Recife decidem rumos da paralisação em assembleia nesta quarta (5)
Justiça do Trabalho deu 30 dias para que a CBTU avaliasse palno emergencial proposto pelo sindicato. Mas greve pode acabar antes desse prazo
A greve dos metroviários do Recife continua e o futuro da paralisação será determinado em assembleia geral da categoria nesta quarta-feira (5), informou o Sindmetro-PE. A decisão ocorre após uma audiência de conciliação realizada na terça-feira (4) no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6), que resultou em um pedido de análise, por parte da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), sobre o Plano Emergencial de Recuperação do Metrô apresentado pelo sindicato.
PLANO EMERGENCIAL
Durante o encontro, o Sindmetro-PE entregou um documento detalhando a necessidade de investimentos imediatos e reformas estruturais para assegurar a segurança, regularidade e qualidade do transporte sobre trilhos no estado, citando a situação de precariedade do sistema. O Tribunal estabeleceu um prazo de 30 dias para que a CBTU estude o plano e apresente uma resposta concreta aos pontos mais urgentes e críticos do sistema metroviário.
O TRT-6 recomendou a suspensão da paralisação diante do compromisso assumido pela CBTU. No entanto, a categoria manteve a greve e a palavra final sobre a continuidade ou o fim do movimento será dada em assembleia, marcada para as 18h desta quarta-feira (5). O local de deliberação ainda será divulgado.
O QUE DIZ O SINDICATO
O presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares, apontou os próximos passos da categoria em relação a greve, que entra em seu terceiro dia nesta quarta-feira.
“Apresentamos ao tribunal e à CBTU um diagnóstico real e detalhado: o sistema do metrô carece de manutenção urgente, os equipamentos estão desgastados, a segurança dos trabalhadores e usuários está em risco. Esperamos agora uma resposta concreta em 30 dias — e não aceitamos protelações. Até lá, nossa assembleia decidirá os próximos passos da greve.”
Como parte das ações do movimento, os metroviários também realizam nesta quarta-feira (5) um ato público em defesa da reestruturação do sistema. A concentração está marcada para as 14h em frente à Estação Central do Recife, seguida de caminhada pelas ruas do centro da capital.
Comentários