Enem 2025: confira os conteúdos mais cobrados na prova de Biologia
Ecologia, Fisiologia Humana e Genética estão entre os temas apontados pela professora de Biologia Jamine Dillem
Ecologia está entre os temas que mais costumam cair nas questões de Biologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo a professora de Biologia do Madan, Jamine Dillem. Está antenado sobre o assunto?
“Ecologia tem aparecido em maior quantidade de questões, trazendo assuntos como cadeias e teias alimentares, ciclos biogeoquímicos e poluição ambiental”, destacou.
E não para por aí. A profissional disse que Fisiologia Humana é outra aposta, estando alinhada com atividade física, alimentação e saúde. “É importante ficar atento aos ciclos de doenças. A dengue, por exemplo, está em alta”.
Citologia, que é o estudo das células, também tem grandes chances de cair, assim como questões sobre Genética.
Neste último caso, Jamine disse que geralmente não tem sido mais cobrada a genética de maneira tão clássica, em que são feitos cálculos de probabilidades, e, sim, a genética moderna, mais alinhada à engenharia genética e biotecnologia, em que são aplicadas as técnicas de transgenia ou terapias gênicas.
Uma dica de ouro para a avaliação, segundo a professora, é que ela requer calma e atenção aos detalhes.
“É uma prova muito visual, então sempre há questões com alguma tabela, gráfico, esquema. Se o aluno prestar atenção no enunciado, nesses artifícios, ele consegue responder à questão. É claro que o estudante precisa de ter uma base no conteúdo, mas isso é de grande ajuda”.
Ela disse que o Enem tem eixos cognitivos e os principais deles cobram do aluno interpretação, conseguir gerar respostas para situações-problemas e capacidade de análise de textos científicos.
“O conteúdo em si não é foco, é a base. O aluno que consegue analisar de maneira científica e interpretar, é aquele que está saindo na frente. Então é fundamental prestar atenção nessa parte visual, porque a prova vai cobrar muito dele nesse viés”.
Esses e outros comentários estão presentes em um podcast que Jamine participou para falar sobre a prova de Biologia do Enem. Ele está disponível no canal do YouTube Tribuna Online.
FIQUE POR DENTRO
Biologia
As questòes de Biologia fazem parte da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que contempla também Física e Química.
No total, a prova de Ciências da Natureza conta com 45 questões.
Professora de Biologia do Madan, Jamine Dillem comentou sobre as questões de sua área de ensino.
Quais são os assuntos que costumam cair?
Ecologia, Fisiologia Humana, Citologia, Genética (alinhada à engenharia genética e biotecnologia).
Biologia x sociedade
Jamine disse que o Enem gosta de alinhar meio ambiente com sociedade, então, entender como aplicar Biologia no cotidiano é positivo.
“Esse cotidiano é o mundo à nossa volta. Reconhecer os processos biológicos que envolvem a interação entre o homem e natureza em todas as esferas do indivíduo ao ecossistema. Por exemplo, as mudanças climáticas”.
A inteligência artificial pode ser cobrada na prova de alguma maneira?
De acordo com Jamine Dillem, Biotecnologia tem como base todo o eixo da Inteligência Artificial, em que ela é suporte para o desenvolvimento de moléculas, de medicações e de análises enormes que antes demoravam dias para serem feitas e que hoje são realizadas em pouco tempo.
O que o estudante deve fazer na reta final?
Realizar questões de provas do Enem do passado, treinando a interpretação e como as questões são elaboradas.
Além disso, também é fundamental cuidar da saúde: descansar e ter uma boa hidratação.
Por qual matéria começar na prova de Ciências da Natureza?
A sugestão é o aluno começar pela frente que mais o deixa à vontade e seguro. Ao fazer o que domina, o candidato pode ir relaxando e ficando mais confiante para seguir com os restos das questões.
Bicho de Sete Cabeças
A Genética é um conteúdo que costuma preocupar alunos ao trazer cálculos de probabilidades. Jamine disse, porém, que essa área da Biologia não tem aparecido muito com esse peso, e sim, como Genética Moderna. Ou seja, alinhada à engenharia genética e à biotecnologia, que depende mais de interpretação
Dica de ouro
É importante ter calma ao realizar as questões e se atentar aos recursos visuais, como gráficos e tabelas, que são de grande ajuda para marcar a resposta correta.
Fonte: Jamine Dillem e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários