Linhalis crava que não vai deixar o Podemos
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Deputado federal Victor Linhalis (Pode) confirmou que não vai deixar o Podemos para disputar a reeleição em 2026 por outro partido. Segundo ele, qualquer mudança nesse sentido não seria coerente e poderia causar problemas.
“Não há sentido em sair. Minha relação é direta com a federal, com a presidente Renata Abreu. Acredito que nossa chapa está encaminhando bem para fazer ao menos dois deputados”.
Por alguns meses, houve especulação de que Linhalis iria para onde o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se filiasse. “Não posso ser pé de tropeço para ele. Esse tipo de movimento é arriscado. Só se fosse para somar, mas não há nada previsto nesse sentido”, ressaltou à coluna.
Segundo Linhalis, há possibilidade de que Arnaldinho circule várias regiões do Estado em breve: “Estou com volume grande de entregas a serem feitas, e convidei o prefeito”.
Foco nas montanhas
Linhalis esteve em Domingos Martins junto a Arnaldinho e vereadores de Vila Velha para solenidade de repasse de emendas. Por lá, o prefeito Edu do Restaurante (PL) sacramentou:
“Nós vamos valorizar quem está lembrando de Domingos Martins”. Além de fazer a “ponte” entre Arnaldinho e região das montanhas, Linhalis tem focado forças em 2026.
Serra com nova prefeita
O prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), vai passar um tempo fora da prefeitura. Pediu licença-paternidade, em virtude do nascimento de seu primogênito.
Por sete dias, a Serra terá uma nova prefeita: Gracimeri Gaviorno (MDB). A última vez que uma mulher assumiu o Executivo foi com Márcia Lamas, de forma interina. Já foi vice de Audifax e Vidigal.
Armas testadas e aprovadas
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Pode), fez questão de testar pessoalmente os novos equipamentos da Guarda Muncipal. Publicou vídeo atirando com os novos fuzis e até mesmo com o lança-granadas para dispersão de multidão. “Para manter a cidade ainda mais segura”, garantiu.
Olhos em 2026
Lideranças do PT como Fabiano Contarato, Helder Salomão, Jack Rocha, João Coser e Iriny Lopes participaram de diversos encontros no Norte do Estado no último final de semana.
Coser, novo presidente, quer reorganizar os diretórios regionais. Já afirmou que as prioridades são reeleger Lula e Contarato, além de viabilizar Salomão ao governo do Estado.
Coser e Jack, ao que tudo indica, devem disputar vaga à Câmara Federal no ano que vem.
Romeu Zema desembarca no sábado em Vitória
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), chega no próximo sábado a Vitória para participar de um evento partidário.
A partir das 8 horas, no Espaço Patrick Ribeiro, conforme a coluna antecipou, haverá o lançamento oficial das pré-campanhas de Zema à presidência da República e do vereador de Vitória Leonardo Monjardim (Novo) ao Senado. Evento com as presenças dos presidentes nacional e estadual da sigla, Eduardo Ribeiro e Iuri Aguiar.
Contas aprovadas
Deputados da Assembleia aprovaram ontem as contas do então presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES), Rodrigo Chamoun, referentes aos anos de 2020, 2023 e 2023. 2021 já havia sido aprovada.
De volta ao jogo?
Ex-prefeito de Linhares José Carlos Elias (sem partido) avalia disputar as eleições do ano que vem. À coluna, afirmou que ainda aguarda para bater o martelo sobre para qual cargo. Já conversou com alguns partidos, entre eles o PT, de João Coser.
Quer CPI na saúde
Vereador de Alfredo Chaves Hermes Marchori (PP), da bancada de situação, deve protocolar pedido de instalação de uma CPI para apurar a atuação de uma organização social responsável pela administração do PA e demais serviços da saúde entre 2018 e julho de 2025.
Marchori articula o pedido por não concordar com o fato de a entidade ter deixado trabalhadores sem receber salários e outros direitos.