Compesa usa tecnologia para prender suspeito de furto e recuperar motor de bomba
Homem foi preso com motor de bomba de alto valor furtado da Compesa de Limoeiro (PE)
Uma ação rápida e o uso de tecnologia avançada de segurança implantada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) resultaram na prisão de um homem e na recuperação de um motor de bomba de alto valor, furtado de uma unidade de bombeamento em Limoeiro na noite da sexta-feira (31).
A atuação, em parceria com as Polícias Civil e Militar, permitiu que o principal componente furtado – o motor da bomba recém-adquirida – fosse localizado através de sistemas de monitoramento e apreendido pela polícia no município vizinho de Glória do Goitá.
"A pronta atuação conjunta da Polícia Militar, com o apoio da Polícia Civil, foi decisiva para conter os danos e garantir a rápida recuperação dos equipamentos", afirmou a Compesa em nota, ressaltando o investimento em segurança patrimonial e novas tecnologias de monitoramento.
Invasão, vandalismo e refém
A ação criminosa causou grande prejuízo e transtornos. Os bandidos invadiram a unidade, fizeram o operador refém – que, felizmente, passa bem e não sofreu agressões – e furtaram diversos itens, incluindo cabos, componentes elétricos e a bomba d'água, além de vandalizarem o local. O prejuízo inicial é estimado pela companhia em mais de R$ 100 mil.
Abastecimento de água afetado
Segundo a Compesa, o furto e o vandalismo impactaram diretamente o fornecimento de água na região. O Sistema de Abastecimento de Água de Limoeiro segue operando com uma redução de cerca de 60% da sua capacidade total.
"Equipes da Compesa já estão mobilizadas para realizar os reparos necessários. A previsão é de que a operação do sistema seja totalmente restabelecida até a próxima terça-feira (4)", informou a empresa.
Um Boletim de Ocorrência foi registrado, e a Polícia Civil deve instaurar um inquérito para apurar o caso, buscando identificar e prender os demais envolvidos na ação criminosa.
Comentários