Vitória é a primeira capital do País em acesso à saúde
Levantamento nacional reconhece o avanço da capital no indicador, no qual subiu 18 posições em relação ao ranking do ano passado
Vitória conquistou o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no Ranking de Competitividade dos Municípios, com destaque para melhorias no acesso à saúde para moradores da cidade.
O levantamento nacional, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), reconhece o avanço da capital capixaba no indicador de “acesso à saúde”, no qual subiu 18 posições em relação ao ranking anterior, em que alcançou o 4º lugar geral do País.
“Alcançar essa posição no ranking é reflexo de diversas ações. Tivemos aumento da vacinação, alcançando praticamente toda a nossa população, além de expansão do atendimento primário na saúde, no qual nós fazemos busca ativa pelo paciente, e do atendimento odontológico”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.
Além de expansão no atendimento à saúde, estão em andamento obras de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em diversos bairros de Vitória, explicou o prefeito.
“Estamos construindo uma unidade no bairro Grande Vitória, junto com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e outras duas em Santo Antônio e Bairro República. Todas essas obras têm previsão de conclusão em 2026”, afirmou.
O Ranking dos Municípios 2025 analisou ao todo 418 cidades com população superior a 80 mil habitantes, explicou o coordenador da Inteligência Técnica do CLP, Pedro Trippi.
“O ranking é composto por 13 pilares e 65 indicadores que analisam temáticas estratégicas para a gestão pública. Cobrimos acesso e qualidade da saúde e educação dos municípios, equilíbrio fiscal, saneamento básico e segurança pública. Ou seja, um conjunto de áreas-chave para a administração pública”, definiu.
Lançado anualmente desde 2020, o ranking foi elaborado para funcionar como uma ferramenta de gestão pública, coletando dados de base nacional.
“Utilizamos o DataSus, o Tesouro Nacional, e várias outras bases de dados. É muito importante estimular uma competição saudável entre os municípios, gerar um desconforto positivo, para que lideranças dos municípios analisados sejam estimulados a melhorar as políticas públicas, e ultrapassem outras cidades no ranking”, destacou o coordenador.
O CLP disponibiliza o ranking, gratuitamente, na internet, através do endereço eletrônico www.conteudo.clp.org.br/relatorios-tecnicos-2025. É possível acessar relatórios técnicos e baixar planilhas de dados utilizados.
Número e informações
Mais de 2 milhões de consultas
Mais de R$ 50 milhões foram investidos em tecnologia para unidades de saúde de Vitória nos últimos quatro anos. Tablets passaram a ser usados por agentes comunitários e de vigilância e drones com visão térmica ajudam a identificar focos do mosquito Aedes Aegypti.
Mais de 2 milhões de consultas e exames especializados, incluindo procedimentos de alta complexidade, foram realizados desde 2021 em todo o município.
60.208 exames de acuidade visual (oftalmológicos) foram realizados até julho de 2025.
12.062 consultas especializadas e 2.936 estudantes foram beneficiados com óculos gratuitos no mesmo período.
Mais de 200 mil agendamentos foram realizados na plataforma digital “Saúde Tá On”, reduzindo as filas em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Fonte: Prefeitura de Vitória.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários