Casa Capiba, novo espaço cultural e de formação musical é inaugurado no Recife
Antiga residência do compositor pernambucano foi restaurada e passa a integrar o Conservatório Pernambucano de Música
A governadora Raquel Lyra inaugurou nesta quarta-feira (29) a Casa Capiba, um novo equipamento cultural na Zona Norte do Recife. O espaço, que integra o patrimônio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), será dedicado à formação musical e à preservação da memória de Capiba, um dos mais importantes compositores da cultura do Estado.
O imóvel, que havia sido desapropriado em 2017 e estava em processo de abandono, foi totalmente restaurado pela gestão estadual com um investimento de R$ 750 mil. O prédio agora funcionará como um polo de atividades do Conservatório, instituição vinculada à Secretaria de Educação (SEE).
A governadora destacou o significado da entrega para a identidade cultural de Pernambuco: “Hoje nós estamos inaugurando a Casa Capiba, equipamento do Conservatório Pernambucano de Música e um símbolo de resistência da nossa cultura em meio aos espigões do Recife. Nesta casa que foi dele, serão formados novos músicos e novos talentos, passando de geração em geração o que nos faz ser reconhecidos no mundo todo”, afirmou Raquel Lyra.
Impacto na Formação de Músicos
A reforma do local incluiu obras de adaptação e acessibilidade que respeitaram a estrutura original do imóvel, preservando seu valor histórico. Com a inauguração, cerca de 1.600 estudantes do CPM serão beneficiados com um novo ambiente para ensaios, performances e formações musicais, fortalecendo a atuação do Conservatório no ensino de música.
O secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, e a gerente-geral do Conservatório, Janete Florêncio, também celebraram o novo espaço, que, segundo Monteiro, proporcionará aos alunos "uma convivência harmônica com o que é a música, com o que é o Conservatório, com o que é o Estado de Pernambuco”.
A solenidade de inauguração reuniu diversos nomes da cena artística e carnavalesca pernambucana, como André Rio, Marrom Brasileiro, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, Nena Queiroga, Almir Rouche e o presidente do Galo da Madrugada, Rômulo Menezes, que enalteceram a preservação do legado de Capiba.
Comentários