Aena Brasil anuncia investimento milionário para o Aeroporto do Recife
Segundo a empresa, a proposta visa a criação de centros logísticos, comércio e hotelaria, entre outros serviços
 
	A Aena, responsável pela operação do Aeroporto Internacional do Recife, lançou oficialmente na última segunda-feira (27), o Plano de Desenvolvimento Imobiliário e o projeto do Terminal Intermodal para o terminal aéreo. O evento, que contou com a presença de executivos da concessionária, do Ministério de Portos e Aeroportos, autoridades locais, parceiros comerciais e a sociedade civil, faz parte de uma estratégia da empresa em transformar o entorno do aeroporto em um hub de logística e serviços, com o objetivo de torná-lo mais atrativo.
 
	O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, destacou que as ações devem impulsionar ainda mais o desenvolvimento da capital pernambucana.
“Esse lançamento representa um passo importante na consolidação do Aeroporto do Recife como um polo econômico e social. A Aena entende que os aeroportos devem ser espaços vivos, que impulsionam o desenvolvimento, conectam as pessoas e valorizam a cidade ao seu redor. Promover uma infraestrutura moderna, com um ambiente mais integrado e sustentável é fundamental para atingir esse propósito”, destacou Santiago
Presente no evento, o Ministro de Portos de Aeroportos, Sílvio Costa Filho, ressaltou que o Governo Federal tem atuado em conjunto com a gestão municipal para que melhorias ocorram no Aeroporto.
"A gente tem trabalhado muito ao lado do presidente Lula, ao lado do prefeito João Campos, para poder acelerar o plano de investimentos do aeroporto e para estimular o turismo de lazer, mas sobretudo o turismo de negócios da cidade do Recife”, disse o ministro
 
	Já o prefeito da Cidade do Recife, João Campos, disse que o município realizará um grupo de trabalho conjunto para monitorar e auxiliar a atuação dos investimentos privados. 
 
	A Aena também divulgou que planeja replicar este conceito de cidade aeroportuária (aerotrópole) – já bem-sucedido em Madri, Barcelona, Paris e Miami – nos demais aeroportos que administra no país, como Aracaju, Maceió e João Pessoa.
INVESTIMENTO MILIONÁRIO E GERAÇÃO DE EMPREGOS
Segundo a Aena, o Plano de Desenvolvimento Imobiliário focará na inovação urbana de 543 mil m2 de áreas subutilizadas, com investimentos estimados em R$ 580 milhões por operadores logísticos e imobiliários. A proposta visa a criação de centros logísticos, comércio e hotelaria, entre outros serviços, com a previsão de gerar 15 mil empregos diretos e indiretos.
As iniciativas, que visam melhorar a infraestrutura local, fomentar a economia e atender a demandas de moradores e passageiros, serão elaboradas em conjunto com parceiros e investidores, respeitando o plano diretor municipal e adotando práticas sustentáveis, garantindo um investimento urbano cuidadoso e a oferta de espaços multifuncionais.
Paralelamente, a capital pernambucana receberá o Terminal Intermodal, com um investimento inicial de aproximadamente R$ 60 milhões. O projeto, com previsão de início efetivo das obras no segundo trimestre de 2026 e conclusão até o fim de 2027, foi concebido para oferecer maior conforto, comodidade e facilitar o acesso ao aeroporto com um fluxo viário mais eficiente.
O Intermodal concentrará serviços de transporte, como veículos por aplicativos, vans e ônibus de turismo, e contará com área de doca, central de resíduos, obras de arte murais de Lula Cardoso Ayres, lojas, cafés, lanchonetes e sanitários acessíveis. A Praça Salgado Filho será restaurada conforme o projeto paisagístico de Burle Marx e integrada ao antigo terminal de passageiros. O projeto também inclui uma ciclovia, a ser executada em parceria com a Prefeitura do Recife.
Confira as imagens do Futuro Terminal Intermodal - Aeroporto do Recife:
			
            
    
 
 
    
    
    
    
    
    
    
    
 
		
		 
         
											
                                            
Comentários