Confira 10 temas cotados para a prova de Filosofia e Sociologia do Enem
Segundo o professor Ezimar Bravin, a ética é um dos assuntos que ganham destaque, além de cultura e sociedade
Você está preparado para as questões de Filosofia e Sociologia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? A prova está marcada para o dia 9 de novembro, restando alguns dias para revisar os conteúdos.
Ao jornal A Tribuna, o professor de Filosofia e Sociologia do Madan, Ezimar Bravin, indicou 10 temas que são cotados para a avaliação. Está antenado sobre eles?
Segundo o professor, a “ética” é um dos assuntos que ganham destaque. Esse é o ramo que estuda o comportamento humano e busca entender o que é certo e o que é errado, o que é justo e o que é injusto, e como se deve agir em sociedade.
“O aluno deve se atentar aos aspectos da filosofia da moral e suas implicações na vida humana na visão de Aristóteles, filósofos estoicos e epicuristas, Immanuel Kant e os utilitaristas, chegando na atualidade com os filósofos Hans Jonas e John Rawls”.
Duas dessas figuras que trabalham com a ética o aluno deve ter como “carta na manga” para levar para prova, sendo que um deles é Aristóteles, da Grécia Antiga. “É um pensador importante e que pode ser aproveitado na Redação, a depender do tema a ser tratado”.
“No mesmo campo da ética ou da filosofia da moral, você tem Kant. Ano passado ele esteve no Enem. Apesar de não aparecer na prova, o ‘imperativo categórico’ (regra universal de moralidade que se baseia na ideia de universalizar o tratamento justo para todos), que é um conceito importante dele, estava presente”, completou.
Ao se tratar de Sociologia, o assunto “cultura e a sociedade” ganha destaque, com as abordagens: presença da cultura nas diferentes sociedades, cultura material e cultura imaterial, patrimônio cultural e memória, cultura e práticas e relações sociais.
Esse é um tema, inclusive, que também pode ser abordado em História, provando a interdisciplinaridade da prova de Ciências Humanas. “Às vezes, é até difícil separar muito claramente esses conteúdos, o que é História, o que é Sociologia”.
Portanto, tendo em vista essa valorização da temática, “cultura é um assunto que precisa ser dominado por aquele que vai fazer a prova”, disse.
Ezimar participou de um podcast para comentar sobre a prova do Enem. Ele está disponível no YouTube por meio do canal Tribuna Online.
Filosofia e Sociologia
As questões de Filosofia e Sociologia fazem parte da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que contempla também História e Geografia.
No total, a prova de Ciências Humanas conta com 45 questões.
Professor de Filosofia e Sociologia do Madan, Ezimar Bravin comentou sobre questões de sua área de ensino.
Temas cotados
- Filosofia
1 Ética: Aspectos da Filosofia da moral e suas implicações na vida humana (social, política, ambiental e econômica) na visão de Aristóteles, filósofos estoicos e epicuristas; Kant e os utilitaristas, chegando na atualidade com Hans Jonas e John Rawls.
2 Filosofia Clássica: Pensamento de Sócrates, Platão e Aristóteles. Em especial como eles concebem o conhecimento e como a essência das coisas pode ser alcançada.
3 Política: As formas de estado e de governo, em especial o regime democrático e suas características, os aspectos da cidadania no mundo antigo e na atualidade.
4 Epistemologia Moderna: As correntes epistemológicas da Filosofia Moderna e como explicavam a natureza e a fonte do conhecimento, diferenciando-se das explicações medievais.
5 Filosofia contemporânea: As reflexões sobre a existência humana e as críticas às visões dualistas, transcendentalistas (Existencialismo); críticas aos mecanismos de controle e à alienação (Escola de Frankfurt e Michel Foucault).
- Sociologia
6 Cultura e sociedade: Presença da cultura nas diferentes sociedades; cultura material e cultura imaterial; patrimônio cultural e memória; cultura e práticas e relações sociais. Correntes antropológicas e o estudo da cultura.
7 Sociologia brasileira: Gilberto Freyre e sua visão sobre a formação do povo brasileiro; Florestan Fernandes e sua crítica ao mito da democracia racial; Sérgio Buarque de Holanda e Roberto DaMatta: o homem cordial e o jeitinho brasileiro.
8 Democracia e cidadania: Características da democracia e das formas autoritárias de governo; movimentos sociais e a luta por uma cidadania; cidadania formal e cidadania substancial.
9 Meios de comunicação e sociedade de consumo: A Escola de Frankfurt, a indústria cultural e a crítica ao capitalismo, meios de comunicação de massa, a alienação, massificação e consumismo.
10 Sociedade e trabalho: Importância do trabalho para a humanidade; formas de trabalho ao longo da história; formas de gerenciamento científico da produção/trabalho (Taylorismo, Fordismo e Toyotismo); globalização e seus impactos no mundo do trabalho.
Bicho de sete cabeças
Um bicho de sete cabeças é a Filosofia da Linguagem, a área da Filosofia que estuda como a linguagem funciona e como ela se relaciona com o pensamento, a verdade e o mundo. É assunto que aparece pouco nas apostilas de Filosofia, mas que está ganhando espaço na prova.
Além disso, outro “bicho de sete cabeças” são conceitos colocados na prova que os estudantes não sabem o significado. Muitas vezes o Enem utiliza termos acadêmicos.
Dica de ouro
O aluno deve revisar pensadores e temáticas que são recorrentes na prova do Enem, assim como assuntos que tem dificuldade. Além disso, é fundamental procurar ficar tranquilo e descansar.
Enem 2025
O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, no período da tarde.
No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas tecnologias.
No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Os portões do Enem abrirão às 12h e fecharão às 13h (de acordo com o horário de Brasília), com início das provas às 13h30. No primeiro dia, a prova termina às 19h. Já no segundo, é finalizada às 18h30.
Comentários