Dicas que podem fazer a diferença na prova de Inglês do Enem 2025
Professora destaca que as questões do exame são muito mais voltadas para interpretação do que para conteúdo
A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerá no dia 9 de novembro e os alunos precisam se atentar para além das questões em Português.
Isso porque a avaliação cobra cinco questões de Língua Estrangeira. Durante a inscrição, o candidato pôde escolher fazê-las em Inglês ou em Espanhol.
Cristina Bravim, professora de Inglês do Madan, contou o que esperar para a prova de Língua Inglesa. De acordo com ela, as questões são muito mais voltadas para interpretação do que para conteúdo. “A parte de Inglês corresponde às competências da língua estrangeira — ou seja, a capacidade de usar e compreender a língua como instrumento de acesso à informação e cultura”.
“As questões geralmente apresentam um texto ou trecho (às vezes com imagem) e há perguntas sobre: 'Qual o sentido de…?', 'O que o autor pretende com…?', 'Qual a função de tal expressão?', 'Qual tese ou argumento do texto?', 'Que inferência se pode fazer?', entre outros”, completou.
Na maioria das vezes, o que são cobrados são textos jornalísticos e artigos curtos, que geralmente falam de assuntos atuais.
“O que a gente vê bem frequentemente são relacionados ao meio ambiente. Também vemos muito sobre comportamento e mídias sociais. Esse último é algo que está presente no dia a dia dos estudantes, é um assunto que já estão acostumados ”.
Conteúdos
Cristina comentou que nos últimos anos foi possível encontrar conteúdos de autores que saem do eixo dos EUA e Inglaterra. “Eles falam muito sobre a questão da diversidade, preconceito e do direito da mulher. Isso é bem bacana”.
Ela deu uma dica para quem for realizar a avaliação.
“Durante a prova, não perca tempo com palavras desconhecidas, principalmente tentando traduzir as palavras em vez de buscar seu significado dentro de um contexto. Leia o enunciado com cuidado. Muitas vezes a dificuldade não está no texto, mas no que a questão pede do aluno”.
Esses e outros comentários da professora Cristina estão presentes em um podcast que está disponível no canal Tribuna Online, no YouTube.
Assista ao podcast
Fique por dentro
Inglês
As questões de Inglês fazem parte da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias, que contempla também Língua Portuguesa, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.
No total, a prova de Linguagens conta com 45 questões, sendo cinco de Língua Estrangeira (com 5 questões). Além de Inglês, o aluno, no momento da inscrição, pôde optar por fazer prova de Espanhol.
Cristina Bravim, professora de Inglês do Madan, comentou sobre as questões de sua área de ensino.
A prova de Inglês é mais interpretativa?
Sim, a prova de Inglês do Enem é muito mais voltada para interpretação do que para “conteúdo”.
O que revisar nessa reta final?
É interessante que os alunos se mantenham atualizados no que acontece no mundo. A leitura é primordial e manter uma rotina de leitura de textos em inglês irá ajudá-los a adquirir vocabulário referente a diferentes assuntos.
Qual é o nível de dificuldade?
Segundo Cristina, geralmente uma das questões é mais difícil. Duas são fáceis e as outras duas com média dificuldade.
O que pode deixar o aluno confuso ou com dificuldade?
Alguns exemplos citados pela professora:
Texto com função ou estrutura diferente. Por exemplo, poema, tirinha ou charge – linguagem menos direta, uso de metáforas, linguagem verbal + visual, ironia. Isso exige “sentido mais fino”. Nas provas mais recentes há presença de poemas e charges, por isso treinar com provas anteriores é de grande valia.
Questão pedindo “função” ou “uso social” do texto (por exemplo: qual o objetivo do autor, qual efeito que tal expressão causa). Isso exige mais que “entender as palavras”, exige refletir.
Alternativas bem próximas ou que apresentam pegadinhas. Por exemplo, duas alternativas que parecem corretas, mas só uma responde exatamente ao que se pede. O enunciado pode adicionar “segundo o texto”, “de acordo com”, “qual a função de”. É preciso ter atenção redobrada.
Vai te salvar
Algumas dicas que podem fazer diferença são, principalmente: refazer ao menos as últimas edições da prova de Inglês do Enem (ou simulados que imitem o estilo) para se acostumar com o formato, tipos de enunciados, nível de linguagem. Treinar as técnicas de “skimming” (ler rapidamente para ter uma ideia global) e “scanning” (busca por palavras-chave). E, treinar o gerenciamento de tempo de resolução de questões.
Bicho de sete cabeças
Entre as possíveis dificuldades encontradas na prova estão o vocabulário “menos usual” ou expressões idiomáticas. Enquanto parte da carga é interpretação, há termos ou expressões que não são tão comuns no ensino tradicional, ou cujo significado no contexto pode não ser imediato. Se o aluno trava por uma palavra, pode perder tempo.
Dica de ouro
Uma dica é se manter atualizado sobre o que acontece no mundo atualmente. Outra dica é ler as perguntas primeiro, pois, por meio disso, o aluno vai saber quais são as palavras que precisa procurar no texto para que tenha mais segurança e facilidade no momento de responder.
Enem 2025
O Enem é a principal forma de ingresso para a educação superior brasileira. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, no período da tarde.
No 1º dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, códigos e suas tecnologias, Redação e Ciências humanas e suas tecnologias.
No 2º dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.
Horários
Portões abrem às 12 horas e fecham às 13 horas.
Prova começa às 13h30.
Aplicação da prova no 1º dia acaba às 19h.
Aplicação da prova no 2º dia acaba às 18h30.
Foram contabilizados 4.811.338 inscritos confirmados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em todo o Brasil. Em comparação com 2024, o aumento no número das inscrições foi de 11,22%.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários