Mais nutrientes e menos alergias entre os benefícios: conheça o leite de cabra
Especialista explica que as gorduras do alimento são de menor tamanho, facilitando a digestão
O leite de cabra pode não ser popularmente consumido no Brasil como o leite de vaca, por exemplo. Entretanto, em países como Índia, Bangladesh, França e Espanha, é produzido e consumido em larga escala.
Isso porque o produto possui um perfil nutricional ligeiramente diferente, sendo, muitas vezes, considerado mais fácil de digerir para algumas pessoas, especialmente aquelas com alergia à proteína do leite de vaca (APLV).
Segundo a bióloga e Doutora em Nutrição Rita Queiroga, as gorduras do alimento são de menor tamanho, facilitando a digestão. Porém, quem enfrenta percalços com a lactose não deve se animar. “Ela tem tanto desse carboidrato quanto o leite de vaca”, disse.
O cálcio também marca presença. A pesquisadora acredita ser uma pena que o leite caprino não esteja mais disseminado entre os consumidores. “A indústria não investe porque não tem consumidor, que, por sua vez, não conhece o produto porque não o encontra. É preciso destravar esse nó”, afirmou.
A raça e a genética do rebanho exercem influência importante, destacou Lidiane Gomes, analista técnica da área animal da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faes).
“Os principais determinantes da qualidade são a adoção de boas práticas de manejo nutricional, sanitário e de ordenha, que garantem a higiene, a composição e o sabor do leite”, explicou.
O especialista Javier Maciel, fundador da Capriana, primeira granja leiteira de cabras do Brasil, disse que esse leite possui, aproximadamente, 12% menos lactose do que o leite de vaca.
O leite de cabra possui minerais e vitaminas diferentes e importantes para o organismo do ser humano: maior porcentagem de vitamina A, vitamina B, vitamina D, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.
Um estudo publicado na revista científica Food Science & Nutrition mostrou que o leite de cabra com baixo teor de gordura e fortificado com vitamina D e cálcio é melhor para evitar a perda de músculos do que o leite de vaca.
A sarcopenia, doença que causa diminuição da força e perda de músculos principalmente durante o envelhecimento, é um problema que afeta cerca de 15% das pessoas acima dos 60 anos, e os pesquisadores analisaram diferentes tipos de leite para entender qual deles seria a melhor opção para garantir a saúde muscular.
SAIBA MAIS
Maior valor nutricional
> O leite de cabra apresenta uma composição nutricional maior em relação ao leite de vaca, destacando-se por conter maior quantidade de proteínas, cálcio, vitaminas e minerais, além de obter menor teor de gordura.
> Contudo, os componentes presentes em qualquer tipo de leite variam significativamente conforme fatores como raça do animal, dieta, tal como o ambiente em que é criado.
Tipologia
> Essas distinções tornam a tipologia mais nutritiva e não tão agressiva ao organismo humano. As principais diferenças das duas tipologias lácteas são:
> O leite de cabra contém mais proteína nutricional, cálcio, vitaminas e minerais e tem menor teor de gordura do que o leite de vaca. As proteínas do leite de cabra são constituídas de 71% de caseínas, 22% de proteínas do soro (proteínas solúveis), e 7% de nitrogênio não-proteicos. No entanto, os componentes presentes em qualquer leite dependem da raça do animal, dieta, ambiente, entre outros.
> O leite de cabra é facilmente digerido, pois seus glóbulos de gordura são menores, então as enzimas digestivas o quebram rapidamente. Enquanto o leite de vaca tem níveis mais baixos de ácidos graxos de cadeia curta e média, tornando-o mais difícil de digerir, também depende do tipo de leite de vaca, ou seja, A1 e A2.
> O leite de cabra tem menos lactose do que o leite de vaca. Algumas pessoas têm níveis mais baixos da enzima digestiva lactose “lactase”, o que as torna intolerantes à lactose ao leite de vaca.
> O leite de cabra contém glóbulos de gordura menores, que fazem queijo duro. Ao mesmo tempo, o leite de vaca tem glóbulos de gordura maiores do que o leite de cabra, o que faz queijo mais macio.
> O leite de cabra tem mais carboidratos prebióticos, que dão suporte a bactérias boas no trato digestivo de uma criança, equivalente ao leite materno humano. Em comparação, o carboidrato prebiótico está ausente no leite de vaca.
Intolerância à lactose
Embora o leite de cabra, contenha lactose, apresenta características que o diferenciam do leite de vaca e podem torná-lo mais tolerável para indivíduos com intolerância à lactose. A estrutura da lactose no leite de cabra é ligeiramente diferente, com moléculas menores e mais facilmente digeríveis.
Fonte: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e UOL.MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários