Brasil pode ser 4º em petróleo com a Foz do Amazonas
País pode ultrapassar 5 milhões de barris diários de produção a partir de 2030, ultrapassando Canadá e China

A Bacia da Foz do Amazonas pode ajudar o Brasil a ficar entre os quatro maiores produtores globais de petróleo na próxima década. Segundo analistas, se o potencial da região for confirmado, o País pode ultrapassar 5 milhões de barris diários de produção a partir de 2030, ultrapassando Canadá e China, e ficando atrás apenas de EUA, Arábia Saudita e Rússia.
O Ibama autorizou, na segunda, a Petrobras a perfurar o primeiro poço exploratório de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.
Segundo Rivaldo Moreira Neto, diretor da A&M Infra, a licença dada pelo Ibama indica ainda tendência de desenvolvimento de novas áreas na Bacia da Foz do Amazonas. Segundo dados da Trading Economics, o Brasil está hoje na sexta posição no ranking dos maiores produtores de petróleo do mundo, com 3,9 milhões de barris por dia.
Para ele, com base em países vizinhos, como Guiana e Suriname, que já produzem entre um e dois milhões de barris por dia, o Brasil pode alcançar um novo patamar de produção já na próxima década.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários