Após aplicação de 16 mil multas, radares são suspensos até dezembro em Vila Velha
Equipamentos tinham velocidade de 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h, e quando voltarem a operar terão limite unificado em 60 km/h

A Prefeitura de Vila Velha suspendeu até o dia 1º de dezembro a fiscalização dos seis novos radares eletrônicos instalados no município em meados de setembro.
O anúncio foi feito pelo prefeito Arnaldinho Borgo em suas redes sociais. “Muitos motoristas manifestaram insatisfação desde que instalamos os radares. Portanto, até o dia 1º de dezembro, os equipamentos funcionarão de forma educativa, sem aplicação de multas”, disse.
Desde a instalação dos radares, em 10 de setembro, mais de 16 mil multas foram aplicadas, principalmente por excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Porém, nenhum acidente foi registrado nos locais monitorados.
“As autuações registradas pelos equipamentos eletrônicos são legítimas e serão processadas normalmente”, afirmou o secretário de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, major Rogério Gomes.
A prefeitura informou ainda que, quando voltarem a operar, os radares – que tinham velocidade de 40 km/h, 50 km/h e 60 km/h – terão limite unificado em 60 km/h.
A exceção será para o equipamento posicionado no cruzamento entre a avenida Estudante José Júlio de Souza e a rua Deolindo Perim, em Itapoã, que manterá a velocidade máxima em 40 km/h.
A análise técnica para determinar a velocidade máxima de um local é feita com base na Resolução 798/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como explica o especialista em trânsito Josimar Amaral.
“São verificados o tipo de risco que a via oferece, o volume de tráfego, o comportamento do condutor no local, a vulnerabilidade de usuários da via e se há alto índice de infrações ou sinistros”.
A fiscalização eletrônica de veículos é um tema polêmico na sociedade, mas que precisa ser analisado com cautela, destaca o especialista de trânsito.
“Muito fácil criticar a administração pública, reclamar de multas, mas a sociedade deve refletir se realmente está entregando educação no trânsito e respeito à sinalização e às leis”, completou Josimar.
É comum o registro de grande número de infrações após a instalação de novos radares, afirma o especialista em segurança de trânsito André Cerqueira. “Muitos condutores se revoltam, não aceitam, mas depois vão se adaptando e prestando mais atenção ao trânsito”, disse.
Fique por dentro
Novos radares

Os locais que receberam novos radares em Vila Velha são:
Av. Luciano das Neves x Av. Saturnino Rangel Mauro, em Itaparica.
Av. Luciano das Neves x Av. Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica.
Av. Luciano das Neves x Rua Europa, em Divino Espírito Santo.
Rua Castelo Branco x Rua Antônio Ataíde, no Centro.
Rua Antônio Ataíde x Rua Carioca, em Divino Espírito Santo.
Av. Estudante José Júlio de Souza x Rua Deolindo Perim, em Itapuã.
Mais de 16 mil infrações
16.032 infrações de trânsito foram registradas desde 10 de setembro.
11.434 (71,3%) foram por excesso de velocidade de até 20% acima do limite permitido.
2.373 (14,80%) foram por exceder entre 20% e 50% acima da velocidade permitida.
239 condutores foram multados por ultrapassar mais de 50% do limite da via.
1.730 autuações por avanço de sinal vermelho também foram realizadas, junto com 254 por parada sobre faixa de pedestres.
Fluxo de veículos
Mais de 3 milhões (3.627.295) de veículos transitaram nos locais onde foram instalados os radares entre 10 de setembro e 20 de outubro.
Mais de 1 milhão (1.029.040) do total de veículos foram registrados no cruzamento entre a Av. Luciano das Neves e Av. Santa Leopoldina.
O menor fluxo (481.245) foi registrado entre a Av. Antônio Ataíde e a Av. Carioca.
Quase 300 mil veículos circulam diariamente em toda a cidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários