O que o medo faz com você
Aprenda a reconhecer e controlar o medo para viver o presente com mais leveza e confiança
Quantas vezes você deixou de colocar uma ideia em prática por medo daquilo dar errado? Quantas vezes você deixou de tentar algo novo por receio de não conseguir aquilo? E ainda, quantas vezes você recuou diante de uma determinada situação por se julgar incapaz e incompetente para conquistar tal lugar?
Isso acontece com muitas pessoas e pode estar acontecendo com você. Você sabia que a maior parte dos seus medos nunca vai acontecer?
A sua insegurança e a ansiedade te fazem viver histórias que só existem na sua mente. Você cria uma imagem mental e pensa nela todos os dias como se fosse algo verdadeiro, contudo, aquilo nunca acontece de fato no plano real.
O seu medo nunca acontece de fato todos os dias. Mesmo assim você pensa nele e perde noites de sono sofrendo com isso.
Você perde a paz, perde o seu momento presente e vive sofrendo por um futuro que nunca se torna realidade.
O mais triste disso é que ao tentar se proteger do que pode dar errado você se sabota antes mesmo de tentar dar certo.
Pense bem, quantas vezes você se calou, desistiu ou se escondeu de algo que nem chegou a acontecer? Você sofre por antecipação e desnecessariamente.
O seu medo normalmente se manifesta junto com uma preocupação extrema. Assim, ele cria um futuro que nem sempre acontece. Regularmente você fará sempre uma previsão de um futuro sombrio e desesperançoso.
O seu medo te paralisa e te trava, te fazendo perder oportunidades valiosas em várias situações do seu dia a dia, então ele precisa ser avaliado cuidadosamente.
Ele está lá adiante em algum lugar que não é o aqui e agora. Você acredita convictamente na existência dele, contudo isso não o torna real.
Se você tem um excesso de medo e isso te paralisa e te impede de crescer como pessoa, procure uma ajuda profissional especializada com um psiquiatra ou um bom terapeuta que te ajude a sair dessa situação limitante.
Imagine o que aconteceria se toda essa energia que você usa para temer fosse usada para viver. A vida não acontece na dúvida. Ela acontece no agora no passo que você dá hoje na coragem que você decide ter.
Normalmente o medo está ligado ao futuro e na ansiedade que você desenvolve em relação ao que irá acontecer com você se tomar esse ou aquele caminho. Ninguém consegue controlar o que vem depois, mas pode decidir o que fazer agora.
O medo em si não é negativo porque ele nos faz buscar melhores estratégias de ação.
Com ele nós agimos com mais prudência e cuidado ante os fatos da vida para não corrermos riscos desnecessários. O excesso de medo ou a ausência total de medo é que nos coloca em risco.
Ter medo é humano. Aceite-o e descubra o que pode fazer para diminui-lo para ter uma vida mais tranquila e autoconfiante.
Para superá-lo, procure viver bem e de forma saudável. Viva um dia de cada vez com o foco apenas no momento presente. Meditação e técnicas de relaxamento podem surtir um bom efeito.
Evite o excesso de angústia em relação ao passado e fuja da ansiedade em relação ao futuro. Entenda que o seu medo não é um defeito e sim um sinal de alerta dos caminhos que poderá seguir.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



