Escolas no Espírito Santo viram inspiração para projetos
Gestores de Brasília puderam conhecer laboratórios e iniciativas que estimulam a leitura e a participação ativa dos alunos
Escolas do Espírito Santo receberam gestores de Brasília em um intercâmbio de ideias que valoriza criatividade e inovação. Durante a visita, os educadores conheceram laboratórios, projetos e iniciativas que estimulam a leitura e a participação ativa dos alunos.
A visita faz parte da 10ª Missão Técnica Nacional do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe-DF), que trouxe 15 gestores de escolas particulares de Brasília para conhecer de perto o trabalho das instituições capixabas.
O vice-presidente do Sinepe-DF, Clayton Braga, afirmou que a troca de experiências é um dos principais objetivos da missão.
“Como somos gestores, aprendemos e levamos para as nossas escolas essas experiências de gestão pedagógica, de gestão administrativa e as novidades. Aprendemos muito”, destacou.
Entre as iniciativas que mais chamaram a atenção dos visitantes estão os laboratórios de ideias – onde os alunos trocam opiniões e desenvolvem habilidades de oratória e posicionamento crítico – e projetos de imersão em empresas, voltados para o ensino médio, que permitem que os estudantes vivenciem experiências com líderes empresariais.
“É uma forma dos alunos se posicionarem não apenas para desenvolver a si mesmos, mas para contribuir de forma coletiva para o mundo”, comentou Clayton.
Outro destaque, segundo o educador, é o incentivo à leitura de livros físicos, uma prática que, segundo ele, tem se perdido diante da predominância de dispositivos eletrônicos. “Todas as escolas motivam muito a leitura”, disse.
Clayton agradeceu a recepção do Sinepe Espírito Santo e as escolas capixabas visitadas. “Fomos recebidos muito bem em todas as escolas aqui. Estamos impressionados pela qualidade pedagógica que estamos vendo, a preocupação de um trabalho sério, responsável”.
A agenda da missão incluiu ainda momentos culturais, passeios na Grande Vitória e na região Serrana, além de oportunidades de confraternização entre os representantes dos dois estados.
O presidente do Sinepe/ES, Moacir Lellis, também reforçou a importância da troca de experiências, como forma de aprimorar a educação.
Estrutura física e apoio aos alunos

Durante a visita ao Centro Educacional Leonardo da Vinci, os gestores de Brasília se mostraram impressionados com a estrutura física da escola, que conta com seis quadras cobertas, piscina semiolímpica, piscina infantil aquecida, sala de dança e centro musical.
Outro ponto que chamou atenção dos visitantes foi a proposta de apoio aos alunos, com horário de estudo dentro da escola, além das viagens acadêmicas.
Um dos projetos em destaque é o Programa Bilíngue da Educação Infantil. Os estudantes Davi Fiorotte Freitas, 5, Helena Hazzan, 5, e Miguel Pretti, 4, participam das aulas com a professora Johanna Quinoviva.
Para o diretor do Leonardo da Vinci, Mário Broetto, o intercâmbio entre escolas fortalece o setor e gera aprendizados que beneficiam gestores, professores e estudantes.
“Quando dialogamos com outros diretores e CEOs de escolas, temos a possibilidade de conhecer projetos que podem nos inspirar. Da mesma forma, nossas práticas também podem ajudar outras instituições”.
Outras experiências
Sistema de conselhos

O diretor-geral da Escola Americana de Vitória, Cristiano Carvalho, ressaltou a importância da troca de experiências proporcionada pela visita. Os educadores puderam acompanhar a rotina da escola em funcionamento.
“Um dos projetos apresentados foi o sistema de conselhos, que garante representatividade para alunos, professores e pais. Eles levam demandas para reuniões semanais”.
Recepção feita por estudantes

A gestora da Escola da Ilha, Roberta Bonelli, revelou que um dos momentos que mais encantou os gestores de Brasília foi a recepção feita pelos próprios alunos. “O grupo foi guiado pelos alunos embaixadores, estudantes preparados para representar a escola em visitas e eventos institucionais”.
Entre os destaques estão o Projeto Curta e o Projeto Atualidades, que estimula o debate.
Saiba mais
Missão
Uma comitiva formada por 12 gestores de seis instituições de ensino do Distrito Federal, além de dois representantes do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF), participou da 10ª Missão Técnica Nacional do Sinepe/DF, que desta vez escolheu o território capixaba como destino para as visitas.
Visitas
Os dirigentes puderam conhecer de perto as práticas e metodologias de sete escolas particulares capixabas, reconhecidas pela qualidade e inovação.
Além das visitas técnicas às escolas, a agenda incluiu momentos culturais e turísticos.
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