Novos destinos para 350 alunos da rede pública do ES estudarem no exterior
Estudantes da rede estadual vão fazer intercâmbio para Argentina, Canadá, EUA, Inglaterra e República da Irlanda

Aprendizado para além das fronteiras! Trezentos e cinquenta alunos da rede pública estadual de ensino, estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI), vão fazer um intercâmbio de três meses pelo Programa Intercâmbio Sedu 2025.
Foi realizada na quinta-feira (16) uma cerimônia no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, que divulgou para quais países os jovens irão. São cinco opções: Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e República da Irlanda.
A grande novidade deste ano é o aumento no número de vagas e mais opções de países. Em 2024, por exemplo, 170 alunos foram para o Chile, Estados Unidos e Canadá pela iniciativa.
Durante o tempo em terras internacionais, os jovens participarão de cursos intensivos com o objetivo de aperfeiçoar a língua estrangeira estudada nos CEIs. A Argentina é destinada para aqueles que estudam espanhol, já os outros quatro territórios, o inglês.
Para conseguir o intercâmbio, os alunos dos CEIs passaram por um processo seletivo. Promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a ação tem todas as despesas integralmente custeadas pelo governo estadual.
São elas: curso intensivo de língua estrangeira, seguro saúde internacional, acomodação em casa de família, emissão de passaporte, vistos e taxas consulares, além de ajuda de custo mensal.
Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande parabenizou os selecionados e disse que essa viagem começou quando eles se inscreveram para fazer o curso de idiomas e se dedicaram em busca da vaga. “A vida se abre para quem toma atitudes”.
“Tudo isso (intercâmbio) cria uma animação e uma boa referência, um bom exemplo, para os familiares e comunidades onde os alunos estão vivendo”, destacou.
Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação, destacou que é transformadora a chance de viver no exterior.
Segundo De Angelo, a experiência da imersão em uma outra cultura vai ajudar os alunos a os aprimorar no domínio sobre o idioma, assim como também é positivo para o desenvolvimento dos jovens como sujeitos, cidadãos, e certamente, como futuros trabalhadores.
Imersão na Inglaterra

Thayla da Silva Bastos, 17 anos, é estudante da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Agenor de Souza Lé, em Vila Velha, e foi sorteada para fazer intercâmbio na Inglaterra.
“Estou muito feliz porque era o país que eu queria ir. Nem todo mundo tem condição de fazer esse tipo de viagem e é um sonho realizado. Espero estudar bastante o idioma e entender mais sobre a cultura da Inglaterra!”, comentou a jovem ao lado do irmão, Guilherme, e da mãe, Claudiná da Silva.
“Estou animada com tudo”

Ana Paula Negrini, de 16 anos, irá para os Estados Unidos e vibrou ao descobrir seu destino. De acordo com a estudante, o intercâmbio é uma ótima oportunidade para todos que participarão dele.
“Estou animada com tudo. Amo conhecer novos lugares, culturas diferentes e pessoas. Amo fazer amizades!”, comentou. O pai da jovem, Alexandre Cardoso de Souza, esteve presente na cerimônia que divulgou para quais países os estudantes irão.
Irlanda como destino

Aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, Isabelle de Oliveira Soares, de 18 anos, foi sorteada para aprimorar a língua inglesa na República da Irlanda.
“Queria muito ir ou para a Irlanda ou para o Canadá, e ao ver o resultado, fiquei muito feliz. Essa viagem vai agregar tudo na minha vida, poderei conhecer diferentes rotinas”, disse Isabelle.
“Me dediquei bastante para conseguir ser selecionada. Fiquei nervosa para fazer a entrevista, mas no fim deu tudo certo”, completou.
Opiniões

Fique por dentro
Programa Intercâmbio Sedu
A Iniciativa oferece aos participantes a oportunidade de aprimorar o aprendizado de língua inglesa ou espanhola no exterior.
Os alunos participarão de cursos intensivos de línguas e serão acolhidos em casas de famílias anfitriãs, cuidadosamente selecionadas para garantir segurança e acolhimento.
Neste ano, são 350 vagas e a iniciativa terá duração de três meses, com embarque previsto para dezembro. Para 2026, a expectativa é que 500 vagas sejam ofertadas.
O programa é realizado desde 2010 com o objetivo de promover a mobilidade acadêmica de estudantes do Centro Estadual de Idiomas (CEI).
Fonte: Secretaria da Educação (Sedu).
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários