28º Festival Internacional de Dança do Recife começa nesta sexta (17)
Evento é gratuito e terá mais de 20 espetáculos em teatros e espaços públicos da capital pernambucana

O Recife se prepara para a 28ª edição do Festival Internacional de Dança, que de 17 a 26 de outubro transformará teatros e espaços públicos da cidade com mais de 20 espetáculos. Com o tema "Memória em movimento", o evento, realizado pela Prefeitura do Recife, celebra a diversidade e o encontro de culturas, destacando o protagonismo dos grupos pernambucanos, que respondem por mais de 70% da programação. O festival homenageará o Acervo RecorDança, dedicado à salvaguarda da memória da dança no estado, e incluirá atividades como aulão de frevo, exposições, Cine Dança e o projeto "Primeira Cena" para artistas iniciantes.
A abertura do festival, nos dias 17 e 18 de outubro no Teatro de Santa Isabel, terá a presença do Grupo Corpo, de Minas Gerais, que celebra 50 anos de trajetória. A companhia apresentará a estreia de seu novo espetáculo, "Piracema", que simboliza resistência e recriação da brasilidade, em sessões conjugadas com a volta de "Parabelo", peça inspirada no sertão. Outros destaques internacionais incluem "Le Sacre du Sucre", da Cie Trilogie-Léna Blour (Guadalupe/França), e as participações de artistas da Argentina e Espanha, como o solo "Delírio" do paulista Ângelo Madureira.

ARTISTAS PERNAMBUCANOS TERÃO ESPAÇO RESERVADO
A programação é rica em diversidade geográfica e de linguagens. Além dos grupos internacionais e de outros estados (São Paulo, Minas Gerais e Bahia), o festival traz o "Nações Africanas" do grupo Bacnaré, patrimônio vivo do Recife, e a pernambucana Flaira Ferro com show e aulão de frevo. Ao longo da semana, o público poderá conferir desde o hip hop e o baile charme na "Batalha da Escadaria" no Compaz Eduardo Campos até as parcerias internacionais, como "Ellas en Lorca" (Brasil/Espanha) e "Corpos" (França), questionando memórias e identidades.

O ENCERRAMENTO SERÁ EM GRANDE ESTILO
O encerramento do festival, no dia 26 de outubro, será marcado pela presença especial da célebre bailarina Germaine Acogny, pioneira da dança contemporânea na África, que apresentará "À un endroit du début" no Teatro de Santa Isabel, misturando danças tradicionais e técnicas contemporâneas. No mesmo dia, o Teatro Hermilo Borba Filho celebrará a tradição pernambucana com a apresentação do Cavalo Marinho Estrela Brilhante, fechando os dez dias de celebração do movimento, da memória e da arte da dança no Recife.
28º FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE - De 17 a 26 de outubro
DIA 17 (SEXTA-FEIRA)
Parabelo e Piracema, Grupo Corpo (MG)
Horário: 19h
Local: Teatro de Santa Isabel
(Libras + Audiodescrição)
DIA 18 (SÁBADO)
Tardezinha no La Greca e abertura da exposição RecorDança: Acervo em Movimento
Horário: A partir das 14h
Local: Murillo La Greca
Exposição Corpo Ancestral: Dança Nagô em Movimento
Horário: 18h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Show de Flaira Ferro (PE)
Horário:19h
Local: Teatro Apolo
(Libras)
Le Sacre du Sucre, com Léna Blou (França)
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque
Parabelo e Piracema, Grupo Corpo (MG)
Horário: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel
(Libras + Audiodescrição)
DIA 19 (DOMINGO)
Aulão de Frevo, com Flaira Ferro (PE)
Horário: 10h às 11h30
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Cavalas, com Alana Falcão e Ana Brandão (BA)
Horário: 18h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
(Libras + Audiodescrição)
DIA 20 (SEGUNDA-FEIRA)
Nações Africanas, Bacnaré (PE)
Horário: 14h
Local: Teatro do Parque
(Libras)
DIA 21 (TERÇA-FEIRA)
Memória do Mundo, Cia Etc. (PE)
Horário: 12h
Local: Praça do derby
Projeto Primeira Cena
Horário: 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
Meu Frevo é assim, Cia de dança Recifervo / Corpo Fé: Trânsitos de presenças, ausências e águas, de Irys Oliveira / Fissura, de Samuel José / Corpos que dançam entre gerações e memórias, da Escola Viradança
Cine Dança
Horário: 19h
Local: Teatro do Parque
Rastros e Rotas, de Yuriê Perazzini (ES) / Saramuná, de Gabriela Moura (PE) / Longa Repentino, de Drica Ayub (PE) / Cartas de Despedida, de Samuel Dompierry (BA) / Andanças, da Cia NuA - Núcleo Artístico de dança-teatro (PR)
Os Guerreiros: A Luta pela Sobrevivência, Balé Afro Raízes (PE)
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque
DIA 22 (QUARTA-FEIRA)
Dancemos... que o mundo se acaba!, BiNeural-MonoKultur (Argentina)
Horário:10h e 14h
Local: Teatro do Parque
Bolor, Gabi Holanda, Guilherme Allain e Isabela Severi (PE)
Horário: 19h
Local: Hermilo Borba Filho
(Libras)
Delírio, Ângelo Madureira (SP)
Horário: 20h
Local: Teatro Apolo
(Libras)
DIA 23 (QUINTA-FEIRA)
Ellas En Lorca, Companhia Rosa Flamenca (Espanha)
Horário: 19h
Local: Teatro Apolo
Onde a Vida Insiste, Guilherme Allain e Isabela Severi (PE)
Horário:19h
Local: Praça da Várzea
(Libras)
Corpos, Cia La Mangroove (França)
Horário: 20h
Local: Teatro do Parque
DIA 24 (SEXTA-FEIRA)
Orunmmilá, Orun Santana (PE)
Horário:14h e 19h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
(Libras)
Para Expectativa Somente Desvios, Marcos Teófilo (PE)
Horário: 20h30
Local: Teatro Apolo
(Libras)
DIA 25 (SÁBADO)
Batalha da Escadaria (PE) + From Afrobeats to hip Hop Heat!, Serafin’s Company (PE) + Batalha de All Style (PE) + Baile Charme (PE)
Horário: 15h às 21h
Local: Compaz Eduardo Campos
O Encontro da Tempestade e a Guerra, Circo Experimental Negro (PE)
Horário: 17h
Local: Teatro Apolo
Ciclobrega, Lúden Cia de Dança (PE)
Horário:18h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
DIA 26 (DOMINGO)
Cavalo Marinho Estrela Brilhante - Corpo, Brincadeira e Tradição Viva (PE)
Horário: 16h
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
À un endroit du début, Germaine Acogny e Mikaël Serre (Senegal e França)
Horário:19h
Local: Teatro de Santa Isabel
(Libras)
EXPOSIÇÕES:
RecorDança: Acervo em Movimento
Data: 18 a 26 de outubro
Local: Museu Murilo La Grecca
Corpo Ancestral - Dança Nagô em Movimento
Data: 18 a 26 de outubro
Local: Teatro Hermilo Borba Filho
ETAPA FORMATIVA:
Vivência Danças de Blocos Afros, com Vânia Oliveira (BA)
Dias 17 e 18, das 14h às 18h e das 9h às 13h
No Hermilo Borba Filho
Comentários