Palavra “união” nos discursos em Vila Velha
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A inauguração da sétima estação de bombeamento de águas pluviais em Vila Velha foi realizada pelo governo do Estado, em parceria com a prefeitura. Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande (PSB) caminhou pela estação com o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) e com o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido).
Politicamente, segundo interlocutores do governo, o evento reforçou o alinhamento e união do grupo. A palavra “união”, inclusive, foi proferida por Casagrande, Ricardo e Arnaldinho.
O prefeito afirmou que o Estado investiu muito em Vila Velha, reconhecendo a parceria com o governo, mas pediu mais recursos, pois, segundo ele, ainda há muito o que fazer.
Tanto governo quanto Arnaldinho, de olhos em 2026, entendem a importância de amenizar impactos das chuvas em Vila Velha, cidade que tem cerca de 350 mil eleitores aptos a votar.
Justiça suspende posse
Conforme a coluna antecipou em publicação no Tribuna Online, o TJ-ES, por meio do desembargador Júlio César Costa de Oliveira, suspendeu posse dos três suplentes da Câmara da Serra, que havia sido marcada para hoje. Para o magistrado, soa desproporcional impor a convocação imediata para um afastamento judicial de natureza temporária.
Orçamento em pauta
Valor de R$ 2,2 milhões em emendas para os deputados da Assembleia Legislativa não tem agradado parte dos parlamentares, que pensam que o montante recebido deveria ser maior. À coluna, sob reserva, alguns afirmaram que o valor praticado no Estado é proporcionalmente menor do que vários outros. Resta saber se vai ou não ser aumentado.
Samba está no sangue!
Presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) aproveitou encontro da Novo Império para subir ao palco e “arranhar” no samba, ritmo que é um de seus preferidos.
“Provando que o samba é nosso idioma favorito”, escreveu nas redes sociais. Já dá pra investir na carreira paralela?
Acelerados
O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), promoveu na terça-feira (14) evento de prestação de contas ao lado do vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB).
Em Cariacica-Sede, diversas pessoas presenciaram o que vai se tornar mais comum a partir de agora: encontro entre os dois mandatários. Ideia de Euclério é fazer evento semelhante em pelo menos 10 regiões da cidade. Cabe lembrar que ele deseja disputar o Senado pelo grupo de Ricardo.
Senador quer imposto zero para professores
O senador Fabiano Contarato (PT) vai apresentar nesta quarta-feira (15), data em que se comemora o Dia dos Professores, um projeto de lei que zera o Imposto de Renda dos profissionais da educação básica e superior com remuneração mensal de até R$ 10 mil, provenientes exclusivamente do exercício da docência.
A proposta, segundo ele, busca corrigir defasagem da remuneração dos educadores e reforçar o princípio constitucional da valorização do magistério.
Galeria
Confiantes na chegada
Lideranças do Progressistas ligadas ao presidente Josias Da Vitória afirmaram que a legenda está confiante de que Serginho Vidigal (PDT), filho do ex-prefeito da Serra Sergio Vidigal, possa fazer parte do quadro da federação. Sergio Vidigal busca abrigo para o filho disputar vaga à Câmara Federal. Tudo indica que o PDT não vai formar chapa. A ver.
Perigo de perder mandato
Corregedoria da Câmara de Guarapari aprovou sugestão de suspensão do mandato do vereador Oldair Rossi (União), que se envolveu em um imbróglio recentemente em uma unidade de saúde da cidade, quando ameaçou dar voz de prisão a uma médica da unidade. Votação está marcada para acontecer quinta-feira (16).
Nova composição da mesa
Também na quinta-feira (16), durante sessão presencial marcada para as 17 horas, será chancelada a indicação do Tribunal de Justiça para a nova composição da mesa diretora do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TER-ES).
MATÉRIAS RELACIONADAS:



