Marca capixaba criada por mulheres chega ao São Paulo Fashion Week
Nascida em um projeto social de Vitória, a marca Guananira transforma retalhos de tecidos reaproveitados em peças únicas

Vai ter capixaba no São Paulo Fashion Week (SPFW)! A marca Guananira foi selecionada para participar da Pop Up do maior evento de moda da América Latina, que acontece entre os dias 15 e 20 de outubro.
Nascida no Projeto Fazendo Arte, da Prefeitura de Vitória, a marca surgiu das mãos de mulheres em situação de vulnerabilidade social. A Guananira dá nova vida a retalhos de tecido, transformando-os em peças únicas por meio de técnicas artesanais como crochê, tricô, bordado e macramê.
Para a coordenadora do projeto, Mônica Rezende, participar do evento é uma conquista que simboliza a força do empoderamento feminino e também uma vitrine para a moda sustentável.
“É prova de que, juntas, podemos transformar fios em futuro e a moda em uma expressão sensível de dignidade e resistência”, afirma.
Segundo a equipe do SPFW, “foram centenas de inscrições incríveis, e a Guananira chamou nossa atenção pelo potencial criativo e pela força da proposta”. Em 2025, o evento celebra 30 anos de história.
O projeto
O Projeto Fazendo Arte é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), por meio da Gerência de Qualificação do Trabalhador (GQT), em parceria com o Instituto Bem Brasil e com recursos do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários