Raquel Lyra recebe homenagem do Senado por avanços de Pernambuco na alfabetização
Estado foi destaque nacional em equidade e formação de professores, alcançando mais de 60% de crianças alfabetizadas na idade certa

A governadora Raquel Lyra foi homenageada, nesta segunda-feira (13), com a comenda Governadores pela Alfabetização das Crianças na Idade Certa, concedida pelo Senado Federal em sessão especial realizada em Brasília. O reconhecimento é destinado a gestores estaduais que se destacaram na implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização infantil.
Pernambuco recebeu a premiação pelos avanços nos indicadores de aprendizagem entre 2023 e 2024, em três categorias: Equidade, com redução expressiva das desigualdades educacionais; Formação, pela adesão das redes municipais aos programas de capacitação; e Engajamento, pela colaboração entre Estado e municípios e pela taxa de escolarização líquida de 91,2%.
Um reconhecimento ao esforço coletivo
“Quero parabenizar a iniciativa do Senado Federal, por acreditar na educação e na alfabetização como o único caminho viável para o nosso país crescer. É com grande alegria que recebemos esse reconhecimento, fruto do trabalho de muitos anônimos que acordam cedo todos os dias e dormem tarde na busca de fazer do nosso Estado um lugar mais igualitário, com oportunidades e dando a capacidade de sonhar às nossas crianças e jovens. Divido essa comenda com todos os pernambucanos e pernambucanas que acreditam na força da transformação”, afirmou Raquel Lyra.
A seleção dos premiados é baseada no Índice Estado Alfabetizador das Crianças na Idade Certa (IEA), que considera resultados de alfabetização, equidade racial e socioeconômica, formação continuada de professores e engajamento em regime de colaboração. Pernambuco alcançou 25 pontos, a maior pontuação entre os estados, numa escala que vai até 35. Esta foi a primeira edição da comenda, promovida pelo Senado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), Unesco, Fundação Roberto Marinho e entidades educacionais.
Cooperação entre estado e municípios
Presente à solenidade, o secretário estadual de Educação, Gilson Monteiro, destacou que o diferencial de Pernambuco está na parceria com as redes municipais.
“Temos trabalhado sempre em parceria com os municípios para fortalecer a base educacional do Estado. Damos suporte e promovemos capacitação para mais de 26 mil professores, para que os alunos cheguem ao ensino médio com melhores condições de aprendizado. Assim, os estudantes da rede pública terão mais possibilidades de mudar suas realidades, combatendo a desigualdade”, afirmou.
Além de Pernambuco, também receberam a comenda os governadores Clécio Luís (Amapá), Elmano de Freitas (Ceará), Mauro Mendes (Mato Grosso) e Romeu Zema (Minas Gerais).
Avanço histórico na alfabetização
De acordo com o Relatório Indicador Criança Alfabetizada, divulgado pelo MEC, Pernambuco atingiu 60,8% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, superando os 59% de 2023 — quando o Estado ultrapassou a média nacional pela primeira vez na história. Em 2022, o índice era de apenas 28%.
Com esses resultados, o Estado também foi reconhecido com a medalha de ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo MEC em fevereiro, por suas práticas de colaboração com os municípios e pela redução das desigualdades educacionais.
O ministro da Educação, Camilo Santana, elogiou o desempenho de Pernambuco, especialmente na categoria Equidade.
“A comenda tem uma equipe de jurados que leva em consideração três fatores: a evolução na alfabetização das crianças, a equidade racial e a socioeconômica. Pernambuco alcançou pontuação máxima em Equidade, o que é fundamental para não deixar nenhuma criança para trás”, destacou.
O papel do programa criança alfabetizada
Os avanços são resultado de ações como o Programa Criança Alfabetizada, que tem como meta garantir a alfabetização de todos os estudantes da rede pública até os sete anos de idade. A iniciativa atende 183 municípios e o distrito de Fernando de Noronha, beneficiando 1,28 milhão de crianças matriculadas em 8.490 escolas públicas e promovendo formação continuada para 26.845 professores.
“A alfabetização é muito mais do que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo, ler histórias e nela se situar como sujeito construtor e transformador da sociedade. É isso que a gente quer para as nossas crianças”, afirmou a senadora Teresa Leitão, presidente da Comissão de Educação e Cultura do Senado.
A importância da alfabetização para o país

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, também ressaltou a relevância do tema.
“Nada é mais importante do que garantir que todas as crianças do nosso país tenham acesso a uma educação rica, inclusiva e democrática. Ensinar todas as crianças a ler e escrever é fundamental. Sem isso, elas enfrentam dificuldades durante toda a vida escolar”, afirmou.
Participaram ainda da solenidade os senadores Fernando Dueire e Humberto Costa, o deputado federal Pastor Eurico, o ministro do Superior Tribunal de Justiça Teodoro Silva Santos, além de parlamentares e lideranças de outros estados.
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